O Índice de Gestores de Compras (PMI, na sigla em inglês) Industrial e Serviços da zona do euro teve a maior queda dos últimos 15 meses. Caiu dos 56,5 pontos de março para 55.5 pontos em abril.
Os principais motivos para essa desaceleração do PMI Industrial e Serviços foram a Guerra entre Rússia e Ucrânia e a inflação que atinge a zona do euro.
Apesar da queda, o levantamento divulgado nesta segunda-feira (02) pela S&P Global superou as expectativas dos analistas consultados pelo The Wall Steet Journal, que apostavam em uma redução para 55,3 pontos. O resultado acima da barreira de 50 pontos mostra que o bloco continuou expandindo, porém, em ritmo mais fraco.
O melhor desempenho ficou com os Países Baixos, com 59,9 pontos; seguido por Áustria, com 57,9; França, com 55,7; Alemanha, com 54,6; Itália com 54,5; e Espanha com 53,3.
O setor de bens de capital foi o que teve o melhor desemprenho no mês de abril, seguido pelo setor de bens de consumo.
A maior queda ficou com o setor manufatureiro, que atingiu 50,7 pontos em abril frente aos 53,1 pontos registrados em março.
Segundo o economista da S&P Global, Chris Williamson, “a produção manufatureira quase ficou paralisada na zona do euro em abril, já que simplesmente cresceu ao ritmo mais lento desde junho de 2020”.






