O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou em uma entrevista na TV na França que o líder russo, Vladimir Putin, de 72 anos, “vai morrer em breve”, mas sem dar detalhes. A declaração, feita durante sua visita à capital francesa, não foi acompanhada de mais detalhes, mas ocorre em meio a especulações sobre a saúde do presidente russo veiculadas por tabloides britânicos como o The Sun. Além disso, o mandatário ucraniano sugeriu que isso pode pôr fim ao conflito em seu país.
Zelensky mencionou a questão ao discutir o futuro da guerra e a necessidade de manter as sanções contra a Rússia. “Uma das coisas que ele mais teme é perder o poder”, afirmou o líder ucraniano. “Isso depende da estabilidade da sociedade, mas também da idade dele. Ele vai morrer logo, isso é fato. Tudo vai acabar então”, declarou.
A entrevista ocorreu após uma reunião entre Zelensky e o presidente francês, Emmanuel Macron, na qual o líder ucraniano reforçou o pedido para que os aliados europeus mantenham as sanções contra Moscou. Ele também expressou a esperança de que os Estados Unidos possam exercer influência suficiente para pressionar a Rússia a aceitar um cessar-fogo incondicional.
Zelensky diz que Putin quer dividir Europa e EUA
O presidente da Ucrânia acusou também Putin de tentar “dividir” a Europa e os Estados Unidos. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa em Paris, após uma cúpula de países aliados de Kiev, que não contou com a presença de representantes americanos.
“Putin quer dividir a Europa e os Estados Unidos, realmente quer isso”, afirmou Zelensky, ressaltando que espera uma postura mais firme de Washington em relação a Moscou.
A fala de Zelensky ocorre após os Estados Unidos anunciarem, na última terça-feira (25), que Rússia e Ucrânia chegaram a um entendimento sobre os contornos de um possível cessar-fogo no Mar Negro. As negociações foram realizadas separadamente com funcionários americanos na Arábia Saudita.
Você leu sobre Zelensky. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!