As vendas no varejo dos EUA cresceram 0,6% em agosto na comparação com julho, totalizando US$ 732 bilhões, de acordo com dados com ajustes sazonais divulgados nesta terça-feira (16) pelo Departamento do Comércio. O desempenho veio acima das projeções dos analistas consultados pela FactSet, que previam uma alta mais modesta de 0,2%.
Vendas no varejo dos EUA mantêm ritmo forte
Excluindo o segmento de automóveis, as vendas no varejo apresentaram um avanço ainda maior, de 0,7% no mês. Na comparação com agosto de 2024, as vendas totais do varejo americano aumentaram 5%.
Os dados de julho foram revisados positivamente: o crescimento nas vendas totais passou de estabilidade para 0,6%, enquanto o resultado sem automóveis foi ajustado de 0,2% para 0,4%.
Produção industrial também avança e surpreende analistas
A produção industrial dos Estados Unidos registrou alta de 0,1% em agosto frente a julho, segundo dados divulgados pelo Federal Reserve (Fed) nesta terça-feira. O resultado contrariou a expectativa dos analistas ouvidos pela FactSet, que previam uma leve retração de 0,1%.
Por outro lado, o dado de julho foi revisado para baixo, de uma queda de 0,1% para uma contração mais acentuada de 0,4%.
A taxa de utilização da capacidade instalada permaneceu estável em 77,4% entre julho e agosto. O número de julho, anteriormente estimado em 77,5%, também foi ajustado para 77,4%.