A Ucrânia concordou nesta terça-feira (11) com um cessar-fogo imediato de 30 dias, desde que a Rússia aceite os termos do acordo negociado pelos Estados Unidos. Como parte do plano, o governo dos Estados Unidos suspendeu a pausa no compartilhamento de inteligência com Kiev e retomará a assistência em segurança ao país, invadido pela Rússia há mais de três anos.
O anúncio foi feito pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Jedda, na Arábia Saudita, após mais de sete horas de negociações entre delegações americanas e ucranianas. Segundo Rubio, a oferta aceita pela Ucrânia prevê o fim imediato das hostilidades e o início de negociações para uma solução duradoura e sustentável para o conflito.
Leia também:
Ucrânia e cessar-fogo: aceita proposta que inclua todos os tipos de ataques
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, afirmou que o cessar-fogo proposto abrangeria todos os tipos de ataques, incluindo mísseis, drones e bombardeios, tanto no Mar Negro quanto em toda a linha de frente.
“A Ucrânia acolhe esta proposta. Nós a vemos como um passo positivo e estamos prontos para aceitá-la”, disse Zelenskyy. “Os Estados Unidos devem agora persuadir a Rússia a fazer o mesmo. Se a Rússia concordar, o cessar-fogo entrará em vigor imediatamente.”
Além do cessar-fogo, Zelenskyy e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concordaram em concluir “o mais rápido possível um acordo abrangente para desenvolver os recursos minerais essenciais da Ucrânia”, conforme declaração conjunta divulgada pelos governos dos dois países.
Agora, os EUA levarão a proposta ao governo russo. “A bola está na quadra deles”, afirmou Rubio, expressando a expectativa de que Moscou aceite o acordo e dê um passo em direção à paz.
Você leu sobre Ucrânia e cessar-fogo. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!