Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Trump negocia com Nayib Bukele para El Salvador receber deportados de outras nacionalidades

Trump negocia com Nayib Bukele para El Salvador receber deportados de outras nacionalidades

O presidente Donald Trump está articulando um acordo com Nayib Bukele, presidente de El Salvador, que permitirá aos Estados Unidos deportar migrantes de outras nacionalidades para o território salvadorenho. A iniciativa, reportada pela rede CBS News, faz parte de uma estratégia de endurecimento das políticas de imigração.

O acordo, no modelo de “terceiro país seguro”, prevê que migrantes provenientes de países como a Venezuela sejam redirecionados a El Salvador para solicitar refúgio, em vez de buscarem asilo nos EUA. Esse plano retoma medidas similares adotadas por Trump em seu primeiro mandato, quando foram firmados acordos com Guatemala, Honduras e o próprio El Salvador. Essas parcerias, no entanto, foram encerradas na administração de Joe Biden.

A proposta também inclui o envio de voos com deportados, entre eles membros do Tren de Aragua, uma perigosa gangue venezuelana que Trump pretende designar como organização terrorista. Essa ação está alinhada à política de repressão à imigração ilegal e às gangues transnacionais, destacada como prioridade pela campanha de Trump.

Leia também:

Parceria com Bukele

Nayib Bukele se consolidou como um aliado estratégico para Trump, principalmente por suas duras medidas contra a criminalidade em El Salvador, incluindo a repressão à MS-13 por meio de encarceramentos em massa. Apesar do amplo apoio interno a essas ações, grupos de direitos humanos têm denunciado violações legais e abusos.

Publicidade
Publicidade

Segundo comunicado da Casa Branca, Trump e Bukele discutiram por telefone na última quinta-feira (23) estratégias conjuntas para combater a imigração ilegal e o crime organizado. Além disso, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, deve visitar El Salvador em fevereiro para avançar nas negociações.

Ainda não está definido como El Salvador lidará com a chegada de deportados, especialmente membros de gangues, caso o acordo seja implementado.

Leia também:

Você leu sobre Trump e El Salvador. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!