Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Trump critica tarifas aplicadas pelo Brasil e ameaça “taxar da mesma forma”

Trump critica tarifas aplicadas pelo Brasil e ameaça “taxar da mesma forma”

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, mencionou pela primeira vez o Brasil como uma das nações que impõem tarifas elevadas sobre produtos americanos, ameaçando retaliar com a imposição de novas taxas. A declaração de Trump ocorreu na segunda-feira (16), durante uma coletiva de imprensa realizada em seu clube de Mar-a-Lago, na Flórida.

“Há países que nos taxam muito, como é o caso do Brasil”, disse Trump. “Eles nos taxam, nós vamos taxá-los”, afirmou. “As tarifas tornarão nosso país rico”, acrescentou Trump, reforçando sua intenção de impor barreiras comerciais sobre as importações de diversos países após sua posse como presidente.

Além do Brasil, Trump também fez referência a outros países em sua primeira entrevista coletiva após a eleição. Ele afirmou, de forma geral, que pretende aumentar em 60% as tarifas sobre produtos chineses e elevar as taxas de importação, intensificando a guerra comercial com Pequim.

Além disso, ameaçou impor tarifas que variam de 10% a 25% sobre outros países, com o objetivo de impulsionar os lucros das empresas e aumentar a geração de empregos nos Estados Unidos.

Publicidade
Publicidade

Leia também:

Trump ameaça Brasil e os Brics

Anteriormente, o presidente eleito dos EUA já havia realizado uma ameaça econômica contra o Brasil e os países do Brics. Na ocasião, Trump afirmou que imporia “tarifas de 100%” nas trocas comerciais entre os membros do bloco e os Estados Unidos, caso o BRICS avançasse na criação de uma moeda própria para o comércio internacional, o que resultaria no afastamento do dólar das transações.

“Exigimos um compromisso desses países de que não criarão uma nova moeda do Brics, nem apoiarão qualquer outra moeda para substituir o poderoso dólar americano. Dólar ou eles enfrentarão tarifas de 100% e deverão dizer adeus às negociações com a maravilhosa economia americana”, escreveu Trump na Truth Social em 30 de novembro.

No entanto, a estratégia do republicano é controversa. Estudos recentes, como o divulgado pelo Instituto de Economias em Desenvolvimento do Comércio Exterior do Japão, indicam que tarifas como essas podem resultar em uma perda de 1,1% no Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos até 2027. Isso ocorre porque os EUA ainda dependem da importação de diversos produtos, desde insumos para a mineração até alimentos.

Você leu sobre Trump e Brasil. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!