Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Economia
Trump cita Brasil ao justificar tarifas sobre o aço e alumínio

Trump cita Brasil ao justificar tarifas sobre o aço e alumínio

Trump impõe tarifas de 25% ao aço e alumínio, citando o Brasil como responsável pelo aumento das importações chinesas e impacto na indústria dos EUA

O presidente dos EUA, Donald Trump, comentou que o Brasil foi um dos principais responsáveis pela imposição de tarifas de 25% sobre importações de aço e alumínio na maior economia do mundo. 

O republicano justificou a medida alegando que as importações brasileiras de aço da China cresceram significativamente nos últimos anos, impactando a indústria americana.

Segundo o decreto presidencial divulgado pela Casa Branca, o crescimento da compra de aço chinês por países que antes tinham cotas de exportação para os EUA sem tarifas acabou prejudicando a produção local americana. 

Publicidade
Publicidade

As importações brasileiras de países com níveis significativos de sobrecapacidade, especificamente a China, cresceram tremendamente nos últimos anos, mais do que triplicando desde a instituição deste acordo de cotas”, afirma o documento.

Trump argumenta que a produção chinesa, que ultrapassou 114 milhões de toneladas métricas até novembro de 2024, deslocou a fabricação de outros países, forçando-os a aumentar suas exportações para os EUA.

México, Canadá e Argentina também são alvos

Além do Brasil, a Casa Branca citou outros países na decisão. O México foi apontado como um possível canal de entrada para o aço chinês contornar barreiras tarifárias dos EUA. Já o Canadá também foi mencionado devido ao aumento de suas exportações de aço nos últimos anos.

A Argentina, por sua vez, foi criticada pela falta de transparência nos dados comerciais. Trump afirmou que as estatísticas oficiais do país não permitem avaliar com precisão a origem do aço importado, especialmente da China e da Rússia.

Você leu sobre aço. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!