Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Trump assina ordem executiva para criação de fundo soberano dos EUA 

Trump assina ordem executiva para criação de fundo soberano dos EUA 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira uma ordem executiva que estabelece planos para a criação de um fundo soberano dos EUA. O fundo será utilizado como ferramenta de desenvolvimento econômico e pode, inclusive, viabilizar a compra do TikTok. 

Entre os objetivos da iniciativa está o financiamento de projetos de infraestrutura, como aeroportos e rodovias, além de ampliar a influência dos EUA em regiões estratégicas, como Panamá e Groenlândia, regiões onde Trump tem pretensões territoriais. O Secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que o governo pretende estruturar o fundo nos próximos 12 meses. 

“Haverá uma combinação de ativos líquidos e ativos que temos neste país enquanto trabalhamos para trazê-los para o povo americano”, declarou Bessent à imprensa. 

Fundo soberano dos EUA: tarifas servir de financiamento

Embora Trump tenha defendido o fundo durante sua campanha como um meio de apoiar grandes empreendimentos nacionais, ainda não foram divulgados detalhes sobre o funcionamento da iniciativa. Ele sugeriu que tarifas comerciais poderiam servir como fonte de financiamento, assim como impostos sobre recursos naturais, transações financeiras e emissões de carbono, práticas adotadas por outras nações. 

Publicidade
Publicidade

Um dos possíveis usos do fundo seria a aquisição de participação no TikTok. O aplicativo de mídia social foi temporariamente suspenso nos EUA devido a preocupações com segurança, mas recebeu permissão para operar por um período de 75 dias, prazo no qual precisará se desvincular de interesses chineses. 

A criação de um fundo soberano nos Estados Unidos marca uma mudança na abordagem do governo, já que esse tipo de veículo financeiro é mais comum em países com vastos recursos naturais e superávits fiscais, como Noruega, China e Cingapura. Atualmente, os EUA enfrentam déficits orçamentários expressivos, o que torna o modelo desafiador. 

A Noruega, por exemplo, possui hoje o maior fundo soberano do mundo, com mais de US$ 1,7 trilhão em ativos, seguida pela China Investment Corp, que administra cerca de US$ 1,3 trilhão, segundo o Sovereign Wealth Fund Institute. Se implementado, o fundo americano poderia reduzir a dependência do governo da emissão de dívida do Tesouro para captação de recursos e fortalecer a posição econômica do país em cenários estratégicos globais.

Você leu sobre fundo soberano dos EUA. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!