Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
TikTok volta aos Estados Unidos após falas de Trump

TikTok volta aos Estados Unidos após falas de Trump

O TikTok anunciou que o presidente eleito Donald Trump decidiu adiar a proibição do aplicativo nos Estados Unidos por decreto, que seria implementada após sua posse nesta segunda-feira (20).

Trump, que assumirá como o 47º presidente dos Estados Unidos, propôs que empresas chinesas vendam 50% de sua participação e que o controle da rede social seja transferido para sócios americanos. Com isso, o TikTok confirmou que retomará suas operações no país.

Leia também:

Permanência do TikTok nos Estados Unidos

Em um comunicado, a plataforma declarou estar em processo de restabelecer seus serviços nos EUA e expressou gratidão a Trump pela “garantia aos nossos provedores de que não serão penalizados por oferecer o TikTok a 170 milhões de americanos e por permitir que mais de sete milhões de pequenos negócios prosperem”.

A empresa ainda afirmou que colaborará com o presidente para criar uma “solução de longo prazo que possibilite a permanência da plataforma no país”.

Segundo a agência AP News, logo após o anúncio do TikTok, usuários perceberam que o aplicativo e o site da plataforma pareciam ter voltado a funcionar.

O que determina a legislação?

Uma nova lei aprovada pelo Congresso em 2024, que visa banir a rede social controlada pela chinesa ByteDance, entrou em vigor no último domingo. Como resultado, o TikTok suspendeu seu funcionamento nos Estados Unidos, deixando a plataforma inacessível para seus mais de 170 milhões de usuários americanos por aproximadamente 13 horas.

Em resposta, Donald Trump publicou em sua rede social, Truth Social, sugerindo que a plataforma fosse gerida por 50% de acionistas americanos e anunciou que, nesta segunda-feira, emitirá um decreto para prorrogar o prazo da proibição por mais 90 dias.

ByteDance avalia venda para Elon Musk

Diante da ameaça de proibição iminente, crescem os rumores sobre a venda das operações norte-americanas do TikTok. Segundo a Bloomberg, a ByteDance estaria analisando a opção de vender o controle da plataforma nos Estados Unidos para Elon Musk, que já é dono da rede social X.

Contudo, essa possibilidade enfrenta resistência. Um porta-voz da ByteDance desmentiu os rumores, classificando-os como “ficção”, e se recusou a fazer mais comentários sobre o assunto.

Embora autoridades chinesas e executivos da empresa estejam discutindo essa alternativa, a proposta não agrada ao conselho da ByteDance, que segue buscando uma solução legal junto à Suprema Corte.

Você leu sobre TikTok volta aos Estados Unidos. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!