Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Tarifa zero no transporte público deve ser bandeira de Lula em 2026, diz Haddad

Tarifa zero no transporte público deve ser bandeira de Lula em 2026, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que a proposta de tarifa zero no transporte público deve integrar a campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026. A medida, segundo ele, está sendo analisada por meio de um estudo técnico encomendado pelo próprio presidente.

Em entrevistas concedidas à Record e ao programa Bom Dia, Ministro, do CanalGov, Haddad destacou que o governo está realizando uma “radiografia” do setor de transporte urbano para avaliar a viabilidade da gratuidade.

“Nós estamos fazendo nesse momento uma radiografia do setor a pedido do presidente Lula. Ele sabe que esse tema é importante para os trabalhadores, para o meio ambiente e para a mobilidade urbana”, declarou o ministro.

Tarifa zero no transporte público: Estudo em andamento

De acordo com Haddad, a equipe econômica busca levantar dados sobre custos, subsídios públicos, aportes feitos por empresas via vale-transporte e o peso direto para o trabalhador. Também estão em análise gargalos tecnológicos e oportunidades de modernização.

“Tem vários estudos que estão sendo recuperados pela Fazenda para verificar se existem outras formas mais adequadas de financiar o setor. Estamos perseverando nesses levantamentos para apresentar uma radiografia completa e verificar quais são as possibilidades de melhorar um serviço que tem um apelo social muito forte”, afirmou.

Publicidade
Publicidade

Impacto fiscal e reação do mercado

A possibilidade de implantação da tarifa zero já vem gerando repercussões no mercado financeiro. Na semana passada, apenas a especulação sobre o tema elevou as taxas dos DIs (Depósitos Interfinanceiros), diante das incertezas fiscais. Após as novas declarações de Haddad, as taxas voltaram a subir nesta terça-feira, refletindo também no Ibovespa e no dólar.

Contexto político

O debate sobre a tarifa zero ganhou força nas redes sociais e entre apoiadores do governo, que veem a medida como um alívio direto para a população trabalhadora. No entanto, especialistas apontam dúvidas sobre sua viabilidade financeira em âmbito nacional.

Nos últimos meses, o Palácio do Planalto tem impulsionado pautas de caráter popular, como o fim da escala 6×1 na jornada de trabalho, em um movimento que reforça a agenda social do governo antes da disputa eleitoral de 2026.

Enquanto isso, experiências locais enfrentam resistência. Em Belo Horizonte, por exemplo, a Câmara Municipal rejeitou na semana passada um projeto que previa a gratuidade dos ônibus municipais em até quatro anos, financiada por uma Taxa de Transporte Público paga por empregadores, além de receitas de publicidade e multas às concessionárias.

Leia também: