Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Saque-aniversário: Caixa altera data de março

Saque-aniversário: Caixa altera data de março

A Caixa Econômica Federal anunciou a alteração na data de pagamento do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) referente ao mês de março.

De acordo com comunicado publicado nas redes sociais da instituição, os beneficiários que optaram por essa modalidade receberão os valores entre os dias 13 e 17 de março, diferentemente do previsto anteriormente, que era o dia 5 do mesmo mês. A Caixa não informou o motivo da alteração.

O que é o saque-aniversário?

Criado em 2019 e em vigor desde 2020, o saque-aniversário permite que os trabalhadores retirem anualmente uma parte do saldo de suas contas do FGTS, sejam elas ativas ou inativas. Essa retirada ocorre sempre no mês de aniversário do trabalhador. No entanto, ao optar por esse modelo, o trabalhador abre mão do direito de sacar o saldo total do FGTS em caso de demissão sem justa causa, podendo retirar apenas a multa rescisória de 40%.

Os saques podem ser realizados a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário e ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente. Caso o dinheiro não seja retirado dentro desse prazo, ele retorna automaticamente à conta do FGTS do trabalhador.

Leia também:

Publicidade
Publicidade

Antecipando o saque-aniversário

Uma alternativa disponível para os beneficiários é a antecipação do saque-aniversário, uma modalidade de empréstimo oferecida por bancos que permite ao trabalhador adiantar o valor a ser sacado nos próximos anos. O Ministério do Trabalho e Emprego retém a quantia antecipada até que o empréstimo seja integralmente quitado.

E se o trabalhador conseguir outro emprego?

Mesmo que consiga um novo emprego, o trabalhador que foi demitido sem justa causa e aderiu ao benefício continuará tendo o saldo bloqueado referente aos depósitos do antigo empregador. Caso tenha sido demitido sem justa causa de mais de um emprego, ele receberá o saldo de todos os trabalhos somados.

Você leu sobre Saque-aniversário. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!