As expectativas de que as taxas de juros dos EUA começariam a cair no meio do ano estão se desfazendo dia após dia. Raphael Bostic, presidente do Federal Reserve (Fed) de Atlanta, declarou que o órgão monetário americano só conseguirá reduzir a taxa de juros no final de 2024.
O discurso dele foi feito durante um evento em Fort Lauderdale, na Flórida, nesta quinta-feira (18).
Bostic, que tem direito a voto nas reuniões do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Fed, é conhecido por ser um dos membros mais ativos do grupo e inclinado a uma política monetária mais conservadora em relação aos juros.
O dirigente enfatizou que a inflação ainda permanece alta e que alcançar a meta de 2% levará mais tempo do que muitos previam. Ele também sugeriu que o caminho para a estabilidade será mais acidentado, com possíveis surtos inflacionários.
“Se conseguirmos manter os empregos e o crescimento salarial, com a inflação se direcionando para a meta, podemos manter os juros onde estão. Não tenho pressa para reduzir os juros, estou confortável em ser paciente”, ressaltou Bostic.
O líder de Atlanta prevê que a inflação continuará a diminuir nos próximos dois anos e que a economia continuará a crescer à medida que equilibramos os dois mandatos do Fed – estabilidade de preços e pleno emprego. “Não prevejo uma recessão no meu cenário”, concluiu.
Você leu sobre Fed. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!