Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Quem irá à posse de Milei; veja a lista

Quem irá à posse de Milei; veja a lista

No próximo domingo (10), Javier Milei, o presidente eleito da Argentina, tomará posse. O evento contará com a presença de diversas autoridades políticas mundiais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participará da posse de Milei. Em seu lugar, Mauro Vieira, ministro de Relações Exteriores, representará o governo brasileiro.

Ainda no campo político brasileiro, o ex-presidente Jair Bolsonaro já se encontra na Argentina. Ele viajou para o país ontem (7) acompanhado de Fabio Wajngarten e do senador Ciro Nogueira. 

Bolsonaro e diversos parlamentares aliados, como Eduardo Bolsonaro, Zé Trovão, Bia Kicis, Valdemar da Costa Neto, entre outros se encontraram com o futuro presidente argentino.

É um grande orgulho receber a visita de Bolsonaro, a quem admiro pela luta contra a esquerda internacional”, afirmou Milei durante o encontro. 

Publicidade
Publicidade

Conversamos sobre assuntos gerais e eu vim para cumprimentar o presidente Milei. Para nós, brasileiros, é importante ter bons vizinhos”, disse Bolsonaro.

Grupo político de Bolsonaro junto com o presidente eleitor Javier Milei
Reprodução

Zelensky deve ir a posse de Milei

Além de Bolsonaro, outro líder político mundial relevante, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deve participar da cerimônia de posse de Milei, segundo o jornal argentino “La Nación”. 

Após a vitória nas eleições, Milei conversou com Zelensky em duas ocasiões. O ucraniano agradeceu “o claro apoio” à Ucrânia, que foi invadida militarmente pela Rússia em 2022.

O monarca espanhol, Felipe VI, também confirmou a sua participação na semana passada, de acordo com a agência de notícias Télam. 

Os líderes de direita que são presidentes de seus respectivos países e confirmaram presença na posse de Milei são: 

  • Luis Lacalle Pou, do Uruguai; 
  • Santiago Peña, do Paraguai; 
  • Daniel Noboa, do Equador; e 
  • Viktor Orban, da Hungria. 

Mais à esquerda, na América do Sul, somente o presidente do Chile, Gabriel Boric, confirmou que estará na posse de Milei.