O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou nesta terça-feira (10) suas projeções para o PIB, em que prevê que o Produto Interno Bruto do Brasil terá um crescimento de 3,1% em 2023, conforme indicado no relatório Panorama Econômico Mundial.
Esta projeção representa um aumento em relação à previsão anterior feita em julho, que era de 2,1%, refletindo uma perspectiva mais otimista para a economia brasileira.
No documento, o FMI destaca o Brasil, juntamente com o Chile, como uma das economias emergentes latino-americanas que estão flexibilizando as medidas de aperto monetário implementadas no ano anterior. Essas ações foram adotadas como resposta à tendência inflacionária global, intensificada após os eventos na Ucrânia. Para o ano de 2024, no entanto, o Fundo prevê um crescimento mais moderado para o país, de 1,5%.
Embora o relatório publicado em Marrakech, no Marrocos, não forneça detalhes específicos sobre a economia brasileira, o FMI, em seu estudo de julho, sublinhou que o Brasil enfrentará desafios econômicos de curto e longo prazos para cumprir a agenda proposta pelo governo. Estes desafios incluem a persistente ameaça da inflação, o endividamento das famílias e a limitação do espaço fiscal para despesas prioritárias, incluindo investimentos públicos. Além disso, foram apontados riscos associados a mudanças climáticas.
Na análise de julho, os especialistas do Fundo destacaram a aprovação da reforma tributária, o novo arcabouço fiscal e o fortalecimento de mecanismos de resolução de disputas tributárias como ações positivas que contribuem para a construção da confiança necessária.
Outras projeções para o PIB do Brasil
O Boletim Focus, que semanalmente divulga as projeções do mercado para os principais indicadores econômicos, enxerga o PIB brasileiro fechando o ano em 2,92%. Já para 2024, a expectativa é de 1,50%.
A EQI Asset projeta PIB de 3,1% em 2023 e 1% em 2024.
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) projeta um crescimento de 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil neste ano. A estimativa é quase o dobro da projeção informada em junho, de 1,7%, com diferença de 1,5 ponto percentual.
- Leia também: OCDE quase dobra projeção do PIB do Brasil em 2023, para 3,2%
- E mais: PIB do Brasil cresce 0,9% no segundo trimestre de 2023
FMI e as projeções para economia mundial
O FMI acredita que a economia mundial crescerá 3% em 2023, mantendo a projeção de julho, e 2,9% em 2024, cortando em 0,1 ponto porcentual a expectativa para o ano que vem.
Para os EUA, o FMI espera alta de 2,1% no PIB em 2023, o que repetiria o resultado de 2022 e representa um avanço de 0,3 ponto porcentual ante a expectativa de julho. Para 2024, espera crescimento de 1,5% no PIB americano, avanço de 0,5 ponto ante julho.
Na zona do euro, por outro lado, houve corte de 0,2 ponto na projeção para o avanço do PIB em 2023, a 0,7%. Em 2024, o FMI projeta alta de 1,2%.
Você leu sobre as projeções para o PIB do FMI. Para mais notícias como esta, clique aqui.