A produção industrial dos EUA avançou 0,3% em junho na comparação com maio, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (16) pelo Federal Reserve (Fed).
O resultado veio acima da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam estabilidade no indicador.
O número referente a maio foi revisado, passando de uma queda de 0,2% para estabilidade. A taxa de utilização da capacidade instalada também apresentou leve alta, de 77,5% (dado revisado) para 77,6%.
De acordo com o Fed, a atividade manufatureira norte-americana cresceu 0,1% em junho. O setor de mineração registrou retração de 0,3%, enquanto os serviços públicos (utilities) tiveram alta expressiva de 2,8%. Já a utilização da capacidade da indústria como um todo subiu para 76,9%.
Produção industrial dos EUA: Tarifas e impacto na indústria
As tarifas comerciais adotadas pelo ex-presidente Donald Trump, como o imposto de 50% sobre aço e alumínio e a tarifa de 25% sobre veículos e autopeças, continuam pressionando o setor manufatureiro, que representa cerca de 10,2% do PIB dos Estados Unidos.
Na semana passada, Trump anunciou que novas tarifas entrarão em vigor em 1º de agosto, afetando importações de diversos países, como México, Japão, Canadá, Brasil e membros da União Europeia.
Embora Trump defenda as medidas como uma forma de revitalizar a base industrial norte-americana, economistas alertam que esse objetivo não pode ser alcançado no curto prazo, devido aos elevados custos de produção e mão de obra no país.