O índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial dos Estados Unidos, em setembro, avançou a 49,8, ante 47,9 de agosto. Os dados do PMI industrial dos EUA foram divulgados nesta segunda-feira (2) pela S&P Global.
O setor industrial norte-americano apresentou uma nova deterioração nas condições operacionais gerais durante o mês de setembro, segundo os dados mais recentes do PMI industrial.
O ritmo mais lento da contração da atividade resultou de um novo aumento da produção, com mais contratações e expansão da capacidade desse mercado. Por outro lado, houve uma leve queda no lado da demanda.
“Em setembro, houve algo próximo de uma estabilização das condições no setor industrial, mas, por outro lado, um novo aumento nas pressões sobre os preços é uma preocupação a mais no plano da inflação“, disse Chris Williamson, economista-chefe da S&P Global. “Embora o ritmo de crescimento da produção permaneça moderado graças a um novo declínio nas novas encomendas, de mercados de exportação fracos, há sinais de que a situação irá melhorar à medida que avançamos para o final do ano.”
A indústria manufatureira dos Estados Unidos tem registrado contração mensal desde novembro de 2022, com exceção de uma breve estabilização em abril. Vale lembrar que leituras acima de 50,0 indicam expansão da atividade, enquanto abaixo de 50,0 representam contração.

PMI industrial da zona do euro recua para 43,5
O PMI industrial da zona do euro caiu de 43,5 em agosto para 43,4 em setembro, segundo a S&P Global e o Hamburg Commercial Bank.
A leitura do PMI da zona do euro está em território de contração, abaixo da marca de 50 pontos, há 15 meses. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (2).
Os dados vieram dentro do consenso de economistas consultados pelo Wall Street Journal.