Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
PMI Industrial do Brasil se mantém em um nível preocupante, mas tem sinais de melhora

PMI Industrial do Brasil se mantém em um nível preocupante, mas tem sinais de melhora

O Índice Gerente de Compras – PMI industrial do Brasil – caiu para 49,4 em novembro, marcando o terceiro mês consecutivo que o indicador está abaixo dos 50, o que indica deterioração na saúde do setor industrial. 

No entanto, apesar de se manter em um nível preocupante, o PMI Industrial do Brasil subiu em comparação a outubro, que tinha registrado 48,6. Os dados foram divulgados pela S&P Global nesta sexta-feira (1).

Gráfico do PMI Industrial do Brasil

PMI Industrial do Brasil: entenda como foi o mês de novembro

Segundo a S&P Global, o movimento ascendente no valor principal foi decorrente de reduções mais brandas em novos pedidos, produção e estoques de insumos, bem como de um aumento na criação de empregos.

Publicidade
Publicidade

O relatório mostra que o setor industrial do Brasil permaneceu em contração à medida que o final de 2023 se aproxima, mas foram observados aspectos positivos nos resultados mais recentes do PMI.

No lado negativo, a produção e os novos pedidos diminuíram pelo terceiro mês consecutivo, o que levou a outro corte na compra de insumos, com as empresas se concentrando na utilização dos estoques ao invés do seu reabastecimento. Entretanto, um novo aumento nos preços de compra levou as empresas a aumentarem os seus preços em novembro.

As ocorrências favoráveis incluíram a criação sustentada de empregos, o fortalecimento da confiança nos negócios e quedas mais suaves nas vendas e na produção.

Para Pollyanna de Lima, diretora associada de economia da S&P Global, os produtores de bens no Brasil indicaram que os níveis elevados de preços restringiram a demanda por seus produtos à medida que nos aproximamos do final do ano. 

A economista destaca que as dificuldades de precificação competitiva em mercados internacionais resultaram em uma queda mais acentuada em novos pedidos para exportação.

Houve um vislumbre de esperança nos resultados mais recentes, na forma de quedas apenas marginais nos pedidos a fábricas e na produção. Outra ocorrência positiva sinalizada pela pesquisa PMI foi uma melhoria na confiança nos negócios, que se repercutiu na criação de empregos”, afirma de Lima.

Ela ainda relata que a respeito ao reabastecimento de estoques, os fabricantes adotaram uma abordagem de esperar para ver. Para de Lima, as empresas optaram por complementar a produção com estoques existentes ao invés de comprar insumos, até que a tendência da demanda se torne mais clara.

Embora um excedente de oferta de insumos em relação à demanda tenha induzido prazos de entrega mais curtos, não diminuiu as pressões sobre os preços. Os custos aumentaram pela primeira vez em sete meses, com uma tendência semelhante observada para os preços dos bens finais. Até agora, no entanto, as taxas de inflação foram insignificantes no contexto dos dados históricos“, concluiu.

O que é o PMI Industrial?

O Índice Gerente de Compras (PMI) Industrial do Brasil é uma medida econômica que avalia a saúde do setor industrial do país. Ele é baseado em uma pesquisa mensal de gerentes de compras de empresas em todo o país, que são questionados sobre vários aspectos de seus negócios, incluindo produção, novos pedidos, empregos, entregas de fornecedores e estoques.

O PMI é um indicador difusão, o que significa que ele reflete as mudanças na atividade econômica. Um valor acima de 50 indica expansão na atividade industrial, enquanto um valor abaixo de 50 indica contração. Portanto, o PMI é uma ferramenta para analistas, investidores e formuladores de políticas para avaliar a saúde geral da economia e identificar tendências de crescimento ou contração no setor industrial.