Café
Home
Notícias
Economia
PMI EUA de serviços e composto sobem, mas ficam abaixo da expectativa

PMI EUA de serviços e composto sobem, mas ficam abaixo da expectativa

O setor de serviços dos EUA registrou um leve crescimento em outubro, de acordo com o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês)

O setor de serviços dos EUA registrou um leve crescimento em outubro, de acordo com o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) divulgado nesta sexta-feira (3) pela S&P Global.

O PMI de serviços subiu de 50,1 em setembro para 50,6 em outubro. Apesar da elevação, os números vieram abaixo da expectativa do mercado, que esperava uma alta para 50,9.

Já o PMI composto dos EUA, que engloba serviços e indústria, aumentou de 50,2 para 50,7 no mesmo período, ficando também aquém da estimativa inicial, de 51.

Valores acima de 50 indicam expansão da atividade econômica, enquanto valores abaixo apontam contração.

Gráfico do PMI EUA de serviços e composto
Créditos: IHS Markit

PMI EUA de serviços e composto: o que provocou a alta?

O economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence, Chris Williamson, apontou que, apesar dos números robustos do Produto Interno Bruto (PIB), o crescimento da atividade empresarial nos EUA permanece limitado.

Publicidade
Publicidade

O aumento da atividade no setor de serviços, impulsionado pelo aumento dos gastos dos consumidores, estagnou. Enquanto isso, a manufatura está lutando para recuperar o ímpeto diante da fraca demanda global. Como tal, os dados da pesquisa estão amplamente em linha com um aumento do PIB a uma taxa anual de cerca de 1,5%”, explicou Williamson.

O economista destaca que o crescimento da atividade empresarial está longe de ser robusto, e os dados sugerem que o PIB dos EUA pode crescer a uma taxa anual de cerca de 1,5%. Isso contrasta com os números sólidos do PIB recentemente divulgados, mostrando uma imagem menos otimista da economia dos EUA.

Para Williamson, apesar da demanda fraca, o relatório traz um aspecto positivo: o arrefecimento adicional das pressões de preços em outubro. Esse desenvolvimento coloca o foco na meta de inflação de 2% do Federal Reserve (Fed) pela primeira vez em três anos. Isso significa que a inflação está em um nível que permite ao Fed considerar uma possível redução nas taxas de juros.

O cenário mais otimista para a inflação e as esperanças de uma redução correspondente nas taxas de juros impulsionaram a confiança empresarial nas perspectivas para o ano seguinte, mas as novas entradas de negócios precisam aumentar tanto nos serviços quanto na manufatura para garantir que o crescimento robusto possa ser mantido à medida que nos aproximamos do final do ano“, destacou o economista-chefe.

ISM: maioria dos setores dos EUA registra crescimento em outubro, liderados pelo setor de Saúde

O número de setores dos EUA que registraram crescimento na produção aumentou de três para cinco de sete em outubro, de acordo com os dados mais recentes do PMI compilados pela S&P Global. Isso foi impulsionado pelo retorno do crescimento da atividade empresarial nas categorias Financeiras, Industriais e de Tecnologia.

Gráfico dos índices de atividade
Créditos: IHS Markit

A área da Saúde foi, de longe, o setor de melhor desempenho em outubro, com os níveis de produção expandindo a um ritmo robusto e acelerado. Além disso, a taxa de crescimento foi a mais rápida desde abril.

Bens de Consumo foram outra área com desempenho acima da média em outubro, pois a produção aumentou pelo segundo mês consecutivo e atingiu o maior nível desde maio de 2022.

No entanto, a atividade empresarial no segmento de Serviços ao Consumidor voltou a entrar em contração, encerrando assim um período de crescimento contínuo de oito meses.

Pequenos aumentos na atividade empresarial foram observados nos setores de Finanças, Indústria e Tecnologia após a fraqueza do mês anterior. O crescimento na categoria de Finanças foi o mais rápido desde maio.

Materiais Básicos foram o setor de pior desempenho em outubro. Os volumes de produção neste setor diminuíram pelo terceiro mês consecutivo e ao ritmo mais acentuado desde fevereiro.

Os índices do PMI do setor dos EUA são compilados a partir de respostas a questionários enviados aos gerentes de compras nos painéis de pesquisa do PMI de fabricação e serviços dos EUA da S&P Global, que abrangem mais de 1.000 empresas do setor privado. Os índices estão disponíveis para os setores de matérias-primas, bens de consumo, serviços ao consumidor, finanças, saúde, industriais e tecnologia.