O PMI de Serviços dos EUA ficou em 52,3 pontos em julho, uma queda em relação aos 54,4 pontos registrados em junho, o que indica uma expansão da atividade, mas em velocidade menor. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (3) pela S&P Global.

- INVISTA NO EXTERIOR: PROCURE A EQI INTERNACIONAL PARA SABER COMO OBTER RENDIMENTOS EM DÓLAR COM SEGURANÇA E TRANQUILIDADE.
PMI de Serviços dos EUA: entenda o índice
O PMI de Serviços dos EUA é calculado mensalmente pela S&P Global a partir de entrevistas e dados coletados junto a executivos e gerentes de compras de 400 empresas do setor em todo o país.
A sigla PMI significa “Índice de Gerentes de Compras”, e a pesquisa é feita pela agência nas principais economias do mundo para medir o sentimento dos setores do mercado sobre como suas empresas estão sendo afetadas pelo cenário macroeconômico.
Números acima de 50 pontos apontam queda da atividade econômica e pessimismo dos agentes sobre o setor; números maiores que 50 pontos mostram crescimento da atividade e otimismo do setor para ampliar a realização de investimentos.
PMI de Serviços dos EUA: entendendo os resultados
Os dados indicaram, segundo a S&P Global, uma expansão do setor de serviços, com aumento da atividade empresarial e nos novos pedidos, embora a taxas mais lentas, enquanto o aperto monetário, com cenário de alta de juros, vem reduzindo a possibilidade de gastos pelos clientes.
Em linha com um aumento mais suave em novos pedidos, as empresas aumentaram
os índices de emprego apenas marginalmente em meio a uma contração renovada em
atrasos de trabalho.
O PMI Composto, que junta dados do setor de serviços com o PMI Industrial, apresentou leve queda para 52,0 pontos, ante 53,2 pontos registrados em junho. O setor industrial puxou o resultado combinado para baixo.
“O setor de serviços continua sendo o principal motor do crescimento na economia dos Estados Unidos, embora haja sinais do motor balbuciando em meio a ventos contrários crescentes. Refletindo as preocupações com a retomada da economia, as empresas tornaram-se muito menos otimistas sobre a perspectiva para os próximos meses”, afirmou Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence.

- PLANILHA RENDA EM DÓLAR: faça o download gratuito e controle ações, REITS e ETFs para evoluir sua carteira em dólar
PMI de Serviços tem queda na zona do euro e alta na China
O PMI de Serviços na zona do euro também teve queda, mas mantendo o resultado positivo e de expansão da atividade econômica, com 52 pontos, ante 50,9 verificados na pesquisa em junho.
No PMI Composto, que leva em conta o acúmulo de serviços com a indústria, os números registraram retração, com 48,6 pontos, ante 49,9 em junho. Nos dados isolados, o pior número veio da França, com 46,6 pontos, o menor índice nos últimos 32 meses,
Na China, o PMI de Serviços teve leve alta, para 54,1 pontos, ante os 53,9 pontos de junho. É a primeira alta do índice no ano, após sete meses consecutivos de queda. No cálculo do PMI Composto, o índice ficou em 51,9 pontos, uma leve queda em relação aos 52,5 pontos registrados em junho.
- Depois de ler sobre o PMI de Serviços dos EUA e em outros países, descubra como é fácil investir no exterior: procure a EQI Internacional para saber como obter rendimentos em dólar com segurança e tranquilidade.