Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Economia
PMI de Serviços cai mais de 2 pontos em novembro, mas continua acima dos 50 pontos

PMI de Serviços cai mais de 2 pontos em novembro, mas continua acima dos 50 pontos

O PMI de Serviços do Brasil (Índices Gerente de Compras) registrou 51,6 pontos em novembro. Apesar do setor ter apresentado o décimo oitavo aumento mensal consecutivo na produção, houve uma queda na pontuação em comparação a outubro, que foi de 54 pontos.  Os dados foram divulgados na manhã desta segunda-feira (05) pelo S&P Global. Para […]

O PMI de Serviços do Brasil (Índices Gerente de Compras) registrou 51,6 pontos em novembro. Apesar do setor ter apresentado o décimo oitavo aumento mensal consecutivo na produção, houve uma queda na pontuação em comparação a outubro, que foi de 54 pontos. 

Os dados foram divulgados na manhã desta segunda-feira (05) pelo S&P Global.

Gráfico de linhas do PMI
Fonte: S&P Global

Para quem não acompanha mensalmente os dados do PMI da S&P Global, quando a leitura fica acima dos 50 pontos, ela indica crescimento da atividade. 

O PMI Industrial do Brasil de novembro, divulgado na última quinta-feira (01), registrou uma queda ainda mais acentuada. O indicador caiu de 50,8 pontos em outubro para 44,3 pontos em novembro. Esta é a primeira queda em nove meses. 

Incerteza política prejudica desempenho do PMI de Serviços

A pesquisa mostra que várias empresas relacionam níveis mais altos de produção a novos ganhos comerciais, enquanto que algumas ainda revelaram que estão receosas com a incerteza do mercado e a perda dos clientes existentes. Este último grupo aponta que houve uma redução no crescimento. 

Publicidade
Publicidade

Os impactos das eleições presidenciais divididas no Brasil extravasaram do campo político para o campo econômico, significativamente mais na indústria do que no setor de serviços. O crescimento da atividade neste último desacelerou para o nível mais fraco em um ano e meio em novembro, com uma contração imediata observada na produção industrial”, cita Pollyanna De Lima, Diretora Associada de Economia da S&P Global.

A diretora ainda reforça que a incerteza sobre o futuro para as políticas públicas e a economia em geral diminuíram a demanda em novembro. Mesmo com este cenário, Lima destacou o aumento do volume de novos negócios, embora tenha sido mais lento desde maio de 2021. 

O impacto registrado na manufatura foi mais profundo, com os pedidos caindo no ritmo mais acentuado em dois anos e meio”, concluiu. 

A pesquisa explica que houve uma recuperação mais branda no emprego e a confiança em relação ao futuro recuou para o menor nível em treze meses. Em relação aos preços, a valorização do dólar americano teria levado a uma intensificação da inflação dos preços de insumos, embora os preços de venda subiram a uma taxa mais lenta. 

  • Quer saber como o PMI de Serviços influencia os seus investimentos? Preencha este formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato.