O PMI de Serviços do Brasil (Índices Gerente de Compras) registrou 51,6 pontos em novembro. Apesar do setor ter apresentado o décimo oitavo aumento mensal consecutivo na produção, houve uma queda na pontuação em comparação a outubro, que foi de 54 pontos.
Os dados foram divulgados na manhã desta segunda-feira (05) pelo S&P Global.
Para quem não acompanha mensalmente os dados do PMI da S&P Global, quando a leitura fica acima dos 50 pontos, ela indica crescimento da atividade.
O PMI Industrial do Brasil de novembro, divulgado na última quinta-feira (01), registrou uma queda ainda mais acentuada. O indicador caiu de 50,8 pontos em outubro para 44,3 pontos em novembro. Esta é a primeira queda em nove meses.
Incerteza política prejudica desempenho do PMI de Serviços
A pesquisa mostra que várias empresas relacionam níveis mais altos de produção a novos ganhos comerciais, enquanto que algumas ainda revelaram que estão receosas com a incerteza do mercado e a perda dos clientes existentes. Este último grupo aponta que houve uma redução no crescimento.
“Os impactos das eleições presidenciais divididas no Brasil extravasaram do campo político para o campo econômico, significativamente mais na indústria do que no setor de serviços. O crescimento da atividade neste último desacelerou para o nível mais fraco em um ano e meio em novembro, com uma contração imediata observada na produção industrial”, cita Pollyanna De Lima, Diretora Associada de Economia da S&P Global.
A diretora ainda reforça que a incerteza sobre o futuro para as políticas públicas e a economia em geral diminuíram a demanda em novembro. Mesmo com este cenário, Lima destacou o aumento do volume de novos negócios, embora tenha sido mais lento desde maio de 2021.
“O impacto registrado na manufatura foi mais profundo, com os pedidos caindo no ritmo mais acentuado em dois anos e meio”, concluiu.
A pesquisa explica que houve uma recuperação mais branda no emprego e a confiança em relação ao futuro recuou para o menor nível em treze meses. Em relação aos preços, a valorização do dólar americano teria levado a uma intensificação da inflação dos preços de insumos, embora os preços de venda subiram a uma taxa mais lenta.
- Quer saber como o PMI de Serviços influencia os seus investimentos? Preencha este formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato.






