Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
PMI de Serviços do Brasil cai para 50,2 pontos em julho

PMI de Serviços do Brasil cai para 50,2 pontos em julho

O PMI de Serviços do Brasil caiu para 50,2 pontos em julho, ante 53,3 pontos em junho, o que mostra uma estagnação do setor na visão de seus gestores. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (3) pela S&P Global.

PMI de Serviços do Brasil em julho de 2023
Fonte: S&P Global e IBGE
  • AGRO – O MOTOR DO BRASIL: BAIXE E-BOOK GRATUITO E VEJA COMO INVESTIR NO SETOR QUE MAIS CRESCE NA ECONOMIA BRASILEIRA.

PMI de Serviços do Brasil: entenda o índice

O PMI de Serviços do Brasil é calculado mensalmente pela S&P Global a partir de entrevistas e dados coletados junto a executivos e gerentes de compras de 400 empresas do setor em todo o país. 

A sigla PMI significa “Índice de Gerentes de Compras”, e a pesquisa é feita pela agência nas principais economias do mundo para medir o sentimento dos setores do mercado sobre como suas empresas estão sendo afetadas pelo cenário macroeconômico.

Números acima de 50 pontos simbolizam queda da atividade econômica e pessimismo dos agentes sobre o setor; números maiores que 50 pontos mostram crescimento da atividade e otimismo do setor para ampliar a realização de investimentos.

PMI de Serviços do Brasil: entendendo os resultados

Segundo a SP Global, a demanda por serviços diminuiu, mostrando um aumento visivelmente mais fraco em novos negócios e uma atividade quase estagnada em relação ao mês anterior. Os aspectos positivos foram a manutenção da criação de empregos e a atenuação das pressões inflacionárias.

Os gestores registraram aumento das despesas operacionais a uma das taxas mais fracas registradas em três anos, enquanto as empresas adotaram estratégias de precificação mais cautelosas para apoiar as vendas.

O volume de novos negócios aumentou pelo quinto mês consecutivo. mas num ritmo mais moderado, com várias empresas observando uma retração na demanda e hesitação por parte dos clientes.

Em meio a relatos de custos mais altos de alimentos, combustíveis e salários, foi registrado outro aumento nas despesas operacionais dos provedores de serviços brasileiros. A combinação de recuo das pressões sobre os custos e oscilação do crescimento da demanda restringiu a medida em que os preços de venda foram elevados em julho.

“Os dados do PMI de serviços do Brasil mostraram um cenário um tanto preocupante, especialmente porque o setor estava sendo essencial para manter a economia como um todo em modo de expansão nos últimos meses. A demanda fraca por serviços diminuiu significativamente o crescimento da atividade, uma tendência que, se mantida, poderia pesar sobre o PIB do terceiro trimestre”, aponta Pollyanna De Lima, Diretora Associada de Economia da S&P Global Market Intelligence.

PMI Composto do Brasil em julho de 2023, com dados comparados ao PIB
Fonte: S&P Global e IBGE

O PMI Composto, que junta os dados de serviços com o PMI Industrial, divulgado na terça-feira (1º), caiu para menos de 50 pontos pela primeira vez em cinco meses, ficando em 49,6 pontos, ante 51,5 em junho. O resultado indica uma contração marginal na atividade econômica do setor privado, com uma nova queda da produção industrial e uma desaceleração do crescimento da atividade de serviços para o nível mais baixo em cinco meses.

“Os dados destacaram alguns elementos positivos e negativos. A atividade econômica no setor privado retornou à contração em meio à quase estagnação de novos pedidos, enquanto as pressões sobre os preços diminuíram consideravelmente”, completou Pollyana de Lima..

  • Depois de ler sobre o PMI de Serviços do Brasil, que tal aprender a melhor maneira de investir no exterior? Procure a EQI Internacional para saber como obter rendimentos em dólar com segurança e tranquilidade.