Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
PMI composto dos EUA avança para 51,0 em outubro

PMI composto dos EUA avança para 51,0 em outubro

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços e industrial tiveram altas em outubro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (24) pela S&P Global. Com isso, o PMI Composto dos EUA subiu de 50,2 em setembro para 51,0 no mês. Vale lembrar que a marca de 50 separa o território de contração e expansão da atividade.

A atividade de serviços, medida pelo PMI, avançou de 50,1 para 50,9 em outubro, no nível mais alto em três meses. Já o PMI industrial passou de 49,8 para 50,0 na mesma comparação, com o melhor nível em seis meses.

PMI composto dos EUA: o que diz sobre atividade do país

Segundo Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global, as esperanças de um “pouso suave” para a economia norte-americana serão encorajadas por essa melhoria da atividade observada em outubro.

O PMI dos EUA tem estado entre os indicadores mais pessimistas dos últimos meses, por isso uma recuperação do crescimento da produção, sinalizada no início do quarto trimestre, seria uma boa notícia.

“Apesar das crescentes preocupações geopolíticas e das tensões internas, as expectativas de produção futura também aumentaram, no valor mais elevado em quase um ano e meio”, comentou.

Além disso, a inflação de produção das empresas caiu para o nível mais baixo desde outubro de 2020, segundo Williamson, apesar dos preços mais altos do petróleo.

PMI composto na zona do euro cai para 46,5 em outubro

Diferentemente do PMI composto dos EUA, na zona do euro, o PMI composto caiu de 47,2 em setembro para 46,5 em outubro.

No período, o índice da indústria recuou para 43,0, enquanto o PMI de serviços caiu de 48,7 para 47,8 no mês, no menor patamar em 32 meses.

Este é o quinto mês consecutivo de retração na atividade empresarial e o declínio mais acentuado desde novembro de 2020, segundo dados divulgados nesta terça-feira (24) pela S&P Global e o banco HCOB.