O indicador de confiança do consumidor na zona do euro em outubro recuou 0,1 ponto percentual, em comparação a setembro, a -17,9. Os dados preliminares foram divulgados nesta segunda-feira (23) pela Comissão Europeia.
Para a União Europeia, a confiança do consumidor ficou inalterada, em -18,7. A conclusão, após a divulgação, é de que a confiança do consumidor europeu continuou a pontuar bem abaixo da sua média de longo prazo.
O resultado veio um pouco acima da expectativa de analistas consultados pela FactSet. A projeção do mercado era de queda do índice a -18 pontos neste mês.
Vale explicar: só fazem parte da zona do euro os países membros da União Europeia que adotaram o euro como moeda oficial. A Inglaterra, por exemplo, faz parte da União Europeia, porém não faz parte da zona do euro.
A taxa anualizada de inflação na zona do euro (Índice de Preços ao Consumidor ou CPI) foi de 4,3% em setembro de 2023, ante 5,2% em agosto. Um ano antes, a taxa foi de 9,9%. O resultado veio em linha com o esperado. No mês, a alta foi de 0,3%.
O núcleo da inflação, que exclui os itens mais voláteis (como alimentos e energia), teve variação de 0,2% na leitura mensal e de 4,5% na anual, também dentro do esperado.
Em setembro, a maior contribuição para a inflação veio do setor de serviços (+2,05% pontos porcentuais), seguido por alimentos, álcool e tabaco (+1,78 pp), bens industriais não energéticos (+1,06 pp) e energia (-0,55 pp).