Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Economia
PIB da Zona do Euro avança 1,9% no 4TRI22, abaixo da expectativa de 2,2%

PIB da Zona do Euro avança 1,9% no 4TRI22, abaixo da expectativa de 2,2%

O PIB da Zona do Euro avançou 1,9% no quarto trimestre de 2022 frente a igual período do ano anterior. O número veio abaixo da expectativa que era de 2,2%. Trata-se do Produto Interno Bruto que, na base trimestral, reportou alta de 0,1% frente o terceiro trimestre de 2022. Os dados foram divulgados na manhã […]

O PIB da Zona do Euro avançou 1,9% no quarto trimestre de 2022 frente a igual período do ano anterior. O número veio abaixo da expectativa que era de 2,2%.

Trata-se do Produto Interno Bruto que, na base trimestral, reportou alta de 0,1% frente o terceiro trimestre de 2022.

Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (31) pelo escritório de estatísticas da União Europeia, o Eurostat. No bloco econômico como um todo, a economia mostrou estabilidade (0,0%) na mesma comparação.

Conforme o relatório, no terceiro trimestre de 2022 a economia da Zona do Euro e a da União Europeia tinham avançado 0,3%.

O documento elenca, ainda, que o PIB da área da moeda comum cresceu 1,9% ante o mesmo trimestre de 2021 e o da UE avançou 1,8%. Isso significa uma desaceleração, uma vez que as taxas anualizadas estavam em 2,3% e 2,5%, respectivamente, ao final do terceiro trimestre.

Publicidade
Publicidade

Para o Head da EQI Research, Luiz Fernando Moran, o PIB da Zona do Euro veio decepcionante. A Região tem sido impactada com o preço da energia, que disparou por conta do conflito Rússia-Ucrânia e a alta nos preços afeta a rotina de famílias e empresas.

Imagem mostra cena rotineira de pessoas andando em Paris.

PIB da Zona do Euro: Itália e França

O PIB da Itália subiu 1,7% no quarto trimestre de 2022 frente igual etapa de 2021. A expectativa era de alta de 1,6%, ou seja, o número veio acima.

Países

  • Irlanda: +3,5%;
  • Letônia: +0,3%;
  • Espanha e Portugal: ambas com +0,2%;
  • Lituânia: -1,7%;
  • Áustria: -0,7%;
  • Suécia: -0,6%;

Já o PIB da França, na base anual, alcançou alta de 2,6% no quarto trimestre de 2022.

Já na base trimestral, a alta foi de 0,1% ante a expectativa de 0,2%.

Trata-se de um leve crescimento por conta da queda das importações de energia e os investimentos empresariais compensando um recuo nos gastos dos consumidores.

Vale lembrar que o país é a segunda maior economia da zona do euro.