O PIB da zona do euro teve alta de 0,6%, na estimativa inicial do segundo trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. Emboira tenha ficado abaixo do número do primeiro trimestre, de 1,1%, o número ficou acima da média das estimativas do mercado, que projetavam alta de 0,4%.
- INVISTA NO EXTERIOR: PROCURE A EQI INTERNACIONAL PARA SABER COMO OBTER RENDIMENTOS EM DÓLAR COM SEGURANÇA E TRANQUILIDADE.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (31) pelo Eurostat, a agência de dados da União Europeia. Já na comparação trimestral, a economia da região subiu 0,3% em comparação com um crescimento estável no trimestre anterior, ante 0,2% projetado pelos analistas.
Dos países que já têm dados disponíveis, a Irlanda registrou os dados mais positivos em comparação com o primeiro trimestre, com alta de 3,3%, enquanto a Lituânia teve alta de 2,8%. Na outra ponta, a Suécia teve queda de 1,5% e a Itália, de 0,3%.
- MONEY WEEK: INSCREVA-SE AGORA MESMO PARA APRENDER A INVESTIR COM OS MELHORES.
Zona do euro: inflação recua
A inflação da zona do euro ficou em 5,3% em julho, no acumulado dos últimos 12 meses, uma queda acentuada na comparação com junho, quando o índice havia ficado em 6,5%.
Na comparação mensal, o CPI da zona do euro teve leve queda, com deflação de 0,1%. O núcleo da inflação, que desconsidera os preços de alimentos e de energia, considerados mais voláteis, manteve o índice de junho, de 5,5%, mostrando mais resistência.
Na semana passada, o BCE (Banco Central Europeu) anunciou mais uma elevação na taxa de juros, para 4,25% ao ano. A meta do banco é tentar trazer a inflação de volta para o índice médio de 2% ao ano.
- Depois de ler sobre as estatísticas de inflação e crescimento na zona do euro, que tal aprender como obter dividendos em dólar? Clique aqui e veja como gerar renda na moeda mais forte do mundo.