O número de vagas de emprego nos setores não-agrícolas dos Estados Unidos passou de 8,355 milhões em março, com dado já revisado, para 8,059 milhões em abril. Os dados são do relatório Jolts, publicado nesta terça-feira (4) pelo Departamento do Trabalho norte-americano.
Os números de contratações e desligamentos tiveram poucas mudanças no período, a 5,640 milhões e 5,372 milhões, respectivamente. Em março, as contratações e demissões foram de 5,617 milhões e 5,330 milhões, respectivamente.
A projeção do mercado financeiro para o relatório Jolts de abril era de um volume maior de abertura de vagas, a 8,370 milhões. O resultado ficou abaixo da expectativa e do dado anterior, que foi revisado de 8,488 milhões para 8,355 milhões.

O número de contratações aumentou na indústria (+52 mil), mas diminuiu em artes, entretenimento e recreação (-45 mil), e no governo federal (-8 mil).
A taxa de abertura de emprego recuou a 4,8% em abril. No período, as vagas aumentaram na área de educação privada (+50 mil), enquanto caiu em cuidados e assistência social (-204 mil), e educação pública estadual e local (-59 mil).
Relatório Jolts: mercado de trabalho e política monetária
A divulgação do relatório Jolts marca o início da semana de dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos. Durante a semana, ainda há a pesquisa ADP, do setor privado, e o dado oficial e mais relevante, o payroll.
Na última divulgação do payroll, o número de vagas criadas veio abaixo do consenso do mercado, que ia a 245 mil posições. Além disso, houve alta na taxa de desemprego, ainda que baixa, a 3,9%, mas maior do que o observado na mínima dos últimos meses.
O economista-chefe da EQI Asset, Stephan Kautz, apontou na época para um crescimento em ritmo mais lento e desaceleração do mercado de trabalho dos EUA. “Tudo isso é boa notícia para o banco central, uma vez que a preocupação é se a inflação parou de cair, e surgem pressões no mercado de trabalho. Claramente isso não está acontecendo.“
O mercado projeta dois cortes nos juros dos EUA, em setembro e dezembro, que é o call da EQI Asset.