Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Pedido de impeachment contra Lula alcança 106 assinaturas

Pedido de impeachment contra Lula alcança 106 assinaturas

O pedido de impeachment contra Lula (PT) já soma 106 assinaturas, segundo anúncio feito nesta segunda-feira (27) pelo deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), autor do requerimento. A motivação apresentada pelos parlamentares é a acusação de crime de responsabilidade fiscal, supostamente cometido pelo presidente ao financiar o programa Pé-de-Meia com recursos que não estavam previstos no Orçamento da União.

A polêmica ganhou força após o Tribunal de Contas da União (TCU) decidir, na última quarta-feira (22), suspender cautelarmente a execução de R$ 6 bilhões destinados ao programa. A medida, proposta pelo ministro Augusto Nardes, foi aprovada de forma unânime, mas ainda não há decisão final sobre o mérito da questão. Enquanto isso, o programa, uma das principais bandeiras do terceiro mandato de Lula, permanece paralisado.

Leia também:

Para que o processo de impeachment avance, o presidente da Câmara dos Deputados precisa aceitar o pedido. Caso isso ocorra, serão necessárias pelo menos 171 assinaturas de parlamentares (⅓ da Casa) para que o tema seja levado a votação no plenário.

O deputado Rodolfo Nogueira divulgou uma lista com os nomes dos congressistas que já apoiaram o requerimento. Entre os signatários, destacam-se nomes conhecidos da oposição, como Eduardo Bolsonaro, Carla Zambelli, Bia Kicis e Kim Kataguiri. A lista reflete o esforço de mobilização da base oposicionista contra o governo Lula e está sendo atualizada constantemente pelo deputado em sua rede social.

Publicidade
Publicidade

Além disso, outro desdobramento relacionado ao caso pode surgir em breve: o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) planeja protocolar, na próxima segunda-feira (3), um pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a origem dos recursos do programa Pé-de-Meia. Até o momento, esse requerimento conta com 46 assinaturas, ainda longe das 171 necessárias para sua instauração.

O clima no Congresso é de expectativa, enquanto oposição e governo se movimentam estrategicamente em torno das discussões sobre o impeachment de Lula e a possível CPI.

Você leu sobre Impeachment contra Lula. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!