A inflação dos Estados Unidos medida pelo PCE subiu em linha com as expectativas em fevereiro.
O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) ficou em 2,8% em fevereiro na base anualizada. A divulgação foi feita nesta sexta-feira (29), pelo Bureau of Economics Analysis (BEA).
No indicador mensal, a inflação americana medida pelo PCE registrou alta de 0,3% frente a janeiro, depois de ter avançado 0,4% na leitura anterior, em linha com o consenso, que estimava alta mensal de 0,4%.
Já o núcleo do PCE, que exclui os preços de alimentos, energia e de outros produtos voláteis, aumentou 2,8% numa base de 12 meses e subiu 0,3% em relação ao mês anterior – uma desaceleração em relação à alta de 0,5% de janeiro
Tendo vindo em linha com o esperado e com as bolsas fechadas devido ao feriado da Sexta-Feira Santa, o resultado do PCE não deve impactar os mercados na segunda-feira (1).
O resultado vindo em linha também reforça a tese de que o Federal Reserve (Fed) deve dar início ao corte de juros a partir de junho, com três cortes previstos para este ano, na visão da maioria do mercado.
PCE Inflação nos Estados Unidos: gastos com consumo sobem
Dentro do PCE, os gastos com consumo surpreenderam, com uma aceleração em relação a janeiro. Enquanto em janeiro, tais gastos avançaram 0,2%, agora houve crescimento de 0,8%, acima das expectativas de alta de 0,5%.
A renda pessoal, por sua vez, avançou menos do que o esperado, com crescimento de 0,3%, enquanto o consenso projetava um avanço de 0,4%.

Você leu sobre a inflação nos Estados Unidos medida pelo PCE. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!