Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Opep reduz previsão de crescimento na oferta de petróleo

Opep reduz previsão de crescimento na oferta de petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduziu sua projeção de crescimento da produção de petróleo por países que não fazem parte da aliança Opep+, como os Estados Unidos, para o ano de 2025.

A revisão foi divulgada em seu relatório mensal nesta quarta-feira (14) e leva em conta uma provável queda nos investimentos em capital, motivada pela recente desvalorização do petróleo no mercado internacional.

Opep reduz projeção de oferta de petróleo

De acordo com o novo levantamento, a oferta de petróleo dos países que não integram a Declaração de Cooperação — nome oficial da Opep+ — deve ter um aumento de aproximadamente 800 mil barris por dia no próximo ano. Isso representa uma diminuição em relação à estimativa anterior, que apontava um crescimento de 900 mil barris diários.

Publicidade
Publicidade

Esse ritmo mais lento na expansão da oferta fora da Opep+ — grupo formado pela Opep, Rússia e outros aliados — pode tornar mais simples a missão do cartel de manter o equilíbrio entre oferta e demanda global.

A expansão acelerada da produção de xisto nos Estados Unidos, somada ao crescimento em outras regiões, tem pressionado os preços para baixo nos últimos anos.

O relatório também manteve inalteradas as expectativas para a demanda global de petróleo em 2025 e 2026, repetindo as previsões feitas no mês anterior. A decisão se baseia nos dados registrados no consumo do primeiro trimestre e no impacto contínuo de tarifas comerciais.