Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Nome do novo presidente do Banco Central pode sair até o fim do mês

Nome do novo presidente do Banco Central pode sair até o fim do mês

Integrantes do governo planejam costurar um pacto com líderes do Congresso para acelerar a indicação do novo presidente do Banco Central (BC), que será feita neste segundo semestre pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A estratégia é propor aos parlamentares um cronograma de tramitação no Senado entre agosto e setembro, para que o escolhido seja encaminhado antes das eleições municipais.

A ideia é defendida por governistas como forma de evitar que o processo de troca de comando no BC cause novos solavancos na economia brasileira. A formalização do nome, na visão dessa ala, também enfraqueceria Roberto Campos Neto, atual presidente do Banco Central, que tem sido alvo de críticas de Lula e do PT. Ele é acusado de ser “bolsonarista” e de dificultar a queda de juros no Brasil.

O assunto deve ser tratado nos próximos dias com o presidente da República. Se Lula anunciar o nome até o fim de agosto, conforme o plano, o governo já prepararia o terreno para a sabatina e votação ocorrerem no esforço concentrado de setembro.

Novo presidente do Banco Central: quais os nomes na mesa?

A decisão do presidente da República deve ser tomada com ajuda do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o que reforça o favoritismo de Gabriel Galípolo, diretor de política monetária do BC, que foi número 2 da pasta antes de ir para a autarquia monetária.

Publicidade
Publicidade

Em paralelo, outros nomes são cogitados nos bastidores, como Marcelo Kayath, ex-diretor do Crédit Suisse e fundador da QMS Capital. Kayath participou da transição e já foi consultado por Lula em outras ocasiões durante este terceiro mandato. Ele chegou a ser convidado para uma diretoria do BC durante o atual mandato do presidente Lula, mas recusou.

Outros nomes já levantados foram: o do ex-diretor do BC Luiz Awazu; do ex-ministro Guido Mantega; de Aloizio Mercadante, atual presidente do BNDES; do economista-chefe do Bradesco (BBDC4), Fernando Honorato Barbosa; e o do economista André Lara Resende, que foi diretor do BC, presidente do BNDES e fez parte da equipe que criou o Plano Real.

Você leu sobre a definição do novo presidente do Banco Central. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!