A agência de classificação de risco Moody’s elevou o rating do Brasil para ‘Ba1’ e revisou para 2,5% sua projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para este ano. A agência destacou que o desempenho econômico do país entre 2022 e 2024 superou as expectativas, impulsionado por fatores cíclicos e reformas estruturais implementadas ao longo de diversas administrações.
Segundo o relatório da agência, o crescimento robusto deste ano se espalhou para os setores da indústria e serviços, sustentado por um aumento nos investimentos. A agência ressaltou que esse cenário reforça a expectativa de que o Brasil continuará a apresentar um crescimento mais sólido em comparação aos anos anteriores à pandemia.
Rating do Brasil: reforma estruturais ajudaram
A Moody’s também destacou o impacto das reformas estruturais, como a independência do Banco Central, melhorias na gestão de empresas públicas e iniciativas para aprimorar o ambiente de negócios, como a digitalização financeira e a reforma trabalhista.
A reforma tributária, apesar de sua implementação gradual, foi considerada um avanço significativo que contribuirá para um ambiente empresarial mais eficiente e para o aumento do potencial de crescimento a longo prazo.
Mesmo diante de um cenário político polarizado, a agência reconheceu o progresso do Brasil em promover reformas difíceis.
Você leu sobre rating do Brasil. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!