Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Margem Equatorial: Ibama vai liberar exploração, diz ministro

Margem Equatorial: Ibama vai liberar exploração, diz ministro

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, adiantou que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deve liberar a exploração de petróleo na Margem Equatorial, região que fica no norte do país.

De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, Silveira teria dito que a Petrobras (PETR4) teria entregue em dezembro toda a documentação exigida pelo instituto ambiental.

Ainda de acordo com a publicação, o presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, teria dito que o processo “segue o fluxo normal”, sem dar mais detalhes sobre se liberaria ou não a atividade exploratória do local.

Presidente da Petrobras defende exploração na Margem Equatorial

Após assumir o cargo, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, defendeu a exploração dessa fronteira petrolífera. Em junho do ano passado, ela lamentou a demora na autorização de petróleo na região – considerada o novo “pré-sal” devido ao seu potencial de produção. De acordo com ela, o pedido para explorar a área foi feito ainda em 2013.

Publicidade
Publicidade

“A gente já perdeu dez anos”, lamentou Chambriard, na ocasião. A Margem Equatorial se estende da costa do Rio Grande do Norte até o Amapá, incluindo a foz do Rio Amazonas. A exploração de petróleo na região enfrenta críticas de ambientalistas preocupados com possíveis danos ambientais.

Em 2023, a petroleira obteve a primeira licença para explorar a região após cumprir os requisitos da Avaliação Pré-Operacional (APO), exigida pelo Ibama. Com isso, a empresa obteve permissão para perfurar poços com a finalidade de pesquisa da capacidade de produção no segmento da Bacia Potiguar.

A companhia pretende investir US$ 7,5 bilhões em exploração até 2028, sendo US$ 3,1 bilhões na Margem Equatorial, que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte. Está prevista a perfuração de 50 novos poços exploratórios no período, sendo 16 nessa região.

Você leu sobre Margem Equatorial. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!