Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
39 ministérios? Lula pode desmembrar Ministério da Justiça e Segurança Pública

39 ministérios? Lula pode desmembrar Ministério da Justiça e Segurança Pública

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está considerando a divisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública em dois. Se isso acontecer, o gabinete do governo Lula terá 38 ministérios. A informação é da jornalista Ana Flor, da GloboNews.

Segundo ela, a decisão ainda não foi tomada, mas há a possibilidade de criação de um novo ministério. A decisão final será tomada após o retorno da viagem do presidente ao Oriente Médio e à Alemanha.

A divisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública seria uma maneira de acomodar os interesses políticos, incluindo os de senadores.

Publicidade
Publicidade

Há muitos candidatos para ocupar o cargo de Ministro da Justiça, independentemente de ser chamado apenas de Ministério da Justiça ou de Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Entre os nomes mencionados, de acordo com assessores do presidente, estão Jorge Messias, ministro da Advocacia-Geral da União; Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento; e Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça.

O nome do novo ministro deve ser anunciado ainda este ano, provavelmente em meados de dezembro.

Lula prometeu a criação de um novo ministério, mas ele ainda não saiu do papel

Além da possível divisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Lula anunciou em agosto a criação do Ministério para Pequenas e Médias Empresas. Este ministério terá como objetivo tratar de assuntos relacionados a pequenas e médias empresas, atendendo assim aos empreendedores do país.

Lula afirmou que muitos brasileiros não desejam ter um emprego formal, pois têm um perfil mais empreendedor. Portanto, é necessário ter um ministério focado em quem precisa de crédito e oportunidades.

Esse é o papel do Estado, criar condições para as pessoas poderem participar”, argumentou Lula, destacando que os pequenos negócios geram de 60% a 70% dos empregos formais do país.

Se a criação do Ministério para Pequenas e Médias Empresas for confirmada e a divisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública ocorrer, o governo Lula terá 39 ministérios. Isso igualaria a quantidade de pastas da era Dilma Rousseff, além de ser o maior número nos três mandatos de Lula.