Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Na véspera da decisão do Copom, Lula critica Campos Neto: “ele tem lado político”

Na véspera da decisão do Copom, Lula critica Campos Neto: “ele tem lado político”

Na véspera da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) que decide juros nesta quarta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a fazer duras críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Em entrevista à rádio CBN na manhã desta terça-feira (18), Lula afirmou que a atuação da autoridade monetária está “desajustada” e que seu presidente não demonstra “nenhuma capacidade de autonomia”, mas sim um “lado político” e um esforço em “prejudicar o país”.

Para justificar a “preferência política” Lula citou um jantar promovido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para Campos Neto. Nos bastidores, especula-se sobre um possível convite para que o atual presidente do BC ocupe o Ministério da Fazenda caso Tarcísio dispute a presidência da República em 2026 e vença.

“Nós só temos uma coisa no Brasil desajustada nesse instante: o comportamento do Banco Central. Essa é uma coisa desajustada. Um presidente do Banco Central que não demonstra nenhuma capacidade de autonomia, que tem lado político e que, na minha opinião, trabalha muito mais para prejudicar do que para ajudar o país. Porque não tem explicação a taxa de juros do jeito que está”, afirmou Lula.

Lula critica Campos Neto: Para onde vai a Selic

A Selic está atualmente em 10,50% ao ano. Mas o mercado se divide entre os que esperam mais uma redução de 25 pontos-base e os que projetam manutenção dos juros.

Publicidade
Publicidade

“Nosso cenário base é de corte, mas as incertezas aumentaram muito no cenário doméstico e não seria surpresa uma estabilidade na taxa”, diz Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset.

Questionado sobre a possibilidade de manutenção da Selic em 10,5%, Lula disse achar “muito triste”.

“O Brasil não precisa disso. Temos uma situação que não necessita essa taxa de juros. O Brasil não pode continuar com uma taxa de juros proibitiva de investimento no setor produtivo. Como você vai convencer um empresário a fazer investimento se ele tem que pagar uma taxa de juros absurda? Então, é preciso baixar a taxa de juros compatível com a inflação”, continuou Lula.

“A inflação está totalmente controlada. Agora ficam inventando discursos de inflação do futuro, que vai acontecer. Vamos trabalhar em cima do real. Realmente, o Brasil está vivendo um bom momento. A economia está andando, os empregos estão crescendo, o salário está crescendo, a inflação está caindo. O que mais nós queremos? O que mais queremos é atrair mais investimentos para o Brasil e que o Banco Central se comporte na perspectiva de ajudar esse país e não de atrapalhar o crescimento do país”, disse.

Presidente do BC foi indicado por Bolsonaro

Com a autonomia legal do Banco Central, Lula é o primeiro presidente a ter um governo em que o comandante da autoridade monetária foi indicado pelo antecessor. O petista só poderá escolher um novo presidente para a instituição no fim do ano, quando termina o mandato de Campos Neto. Nos bastidores, o nome de Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária do BC, é visto como favorito.

“Eu vou escolher um presidente do Banco Central que tenha compromisso com o desenvolvimento deste país, com o controle da inflação, mas que também tenha em mente que não devemos focar apenas no controle da inflação. Precisamos também de uma meta de crescimento. É o crescimento econômico e o crescimento da massa salarial que permitirão controlar a inflação com certa tranquilidade”, destacou.

“Quando eu tiver que escolher o presidente do Banco Central, será uma pessoa madura, calejada, responsável. Alguém que respeite o cargo que exerce e que não se submeta a pressões de mercado. Alguém que faça o que for de interesse dos 203 milhões de brasileiros”, complementou.

Você leu que Lula voltou a fazer ctíticas a Campos Neto. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!