Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Livro Bege aponta piora das perspectivas por causa das tarifas de Trump

Livro Bege aponta piora das perspectivas por causa das tarifas de Trump

A perspectiva em vários distritos do Federal Reserve (Fed) piorou consideravelmente com o aumento da incerteza econômica, principalmente em relação às tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A informação está no Livro Bege, divulgado nesta quarta-feira (23) pela autoridade monetária norte-americana.

O documento aponta que distritos como Boston, Nova York, Filadélfia, por exemplo, citaram que o tarifaço fez com que as perspectivas piorassem. Com relação à Boston, a atividade econômica aumentou ligeiramente, com a perspectiva se tornando mais pessimista em relação às preocupações com tarifas. Em Nova York, onde está o coração financeiro dos EUA, o documento citou que os aumentos de preços se intensificaram, atingindo o limite superior da faixa moderada, com as empresas expressando preocupação significativa com as tarifas.

“A atividade econômica apresentou pouca alteração desde o relatório anterior, mas a incerteza em torno da política comercial internacional foi generalizada em todos os relatórios. Apenas cinco distritos apresentaram ligeiro crescimento, ao passo que três distritos notaram que a atividade permaneceu relativamente inalterada e outros quatro restantes relataram quedas leves a modestas”, diz trecho do livro.

Livro Bege: vendas moderadas a altas em veículos

Com relação ao panorama econômico, o documento cita ainda que os gastos do consumidor não automotivo foram menores no geral. No entanto, a maioria dos distritos viu vendas moderadas a robustas de veículos e de alguns bens não duráveis, geralmente atribuídas a uma corrida para comprar antes dos aumentos de preços relacionados a tarifas. Tanto as viagens de lazer quanto as de negócios caíram, em geral, e vários distritos notaram um declínio no número de visitantes internacionais.

Enquanto isso, as vendas de imóveis residenciais aumentaram um pouco, e muitos distritos continuaram a registrar baixos níveis de estoque e a atividade imobiliária comercial (CRE) expandiu-se ligeiramente, com o setor multifamiliar sustentando os setores industrial e de escritórios.

Leia também:

“A demanda por empréstimos permaneceu estável a modestamente alta, em termos líquidos. Vários distritos observaram uma deterioração na demanda por serviços não financeiros. A atividade de transporte expandiu-se modestamente, em geral”, diz outro trecho.

Já a indústria manufatureira apresentou desempenho misto, mas dois terços dos distritos disseram que a atividade mudou pouco ou diminuiu e o setor de energia apresentou crescimento modesto. As condições agrícolas permaneceram relativamente estáveis ​​em vários distritos.

Mercado de trabalho e preços

Sobre o mercado de trabalho, o emprego teve pouca alteração, mas subiu ligeiramente na maioria dos distritos, com um distrito relatando um aumento modesto, quatro relatando um ligeiro aumento, quatro relatando nenhuma alteração e outros três relatando um ligeiro declínio, segundo o documento do Fed.

“Esta é uma ligeira deterioração em relação ao relatório anterior, com mais alguns distritos relatando declínios. A contratação foi geralmente mais lenta para empresas que lidam com o consumidor do que para empresas B2B (business-to-business). Os declínios mais notáveis ​​no número de funcionários ocorreram em cargos governamentais ou em organizações que recebem financiamento federal”, completa o Livro Bege.

Os preços aumentaram em todos os distritos, com seis deles caracterizando o crescimento de preços como modesto e seis como moderado, semelhante ao relatório anterior. A maioria observou que as empresas esperavam um aumento elevado nos custos de insumos devido às tarifas e muitas companhia já receberam notificações de fornecedores informando que os custos aumentariam.

“As empresas relataram a adição de sobretaxas tarifárias ou a redução dos horizontes de preços para compensar a incerteza da política comercial. A maioria das empresas esperava repassar custos adicionais aos clientes. No entanto, houve relatos de compressão de margens em meio ao aumento de custos, visto que a demanda permaneceu fraca em alguns setores, especialmente para empresas que atendem diretamente ao consumidor”, completa o Fed.

Você leu sobre Livro Bege. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!