Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Juscelino Filho pede demissão do Ministério das Comunicações

Juscelino Filho pede demissão do Ministério das Comunicações

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), teria pedido demissão do cargo após ter seu nome envolvido em uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por suspeita de desvio de emendas parlamentares. A saída ocorre em meio à pressão crescente sobre o governo e à promessa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de afastá-lo caso fosse formalmente acusado.

Até o momento, o governo federal ainda não definiu quem assumirá o comando da pasta, mas há uma movimentação interna do União Brasil para manter o ministério sob controle do partido.

A denúncia da PGR tem como base uma investigação da Polícia Federal que apura o uso irregular de recursos do chamado “orçamento secreto”, no período em que Juscelino Filho ainda era deputado federal.

Juscelino Filho teria desviado R$ 5 milhões

Segundo reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo em janeiro de 2024, Juscelino direcionou R$ 5 milhões para a pavimentação de uma estrada de terra localizada nas proximidades de sua fazenda, no município de Vitorino Freire (MA), onde sua irmã, Luanna Rezende, era prefeita à época.

Publicidade
Publicidade

De acordo com o relatório da PF, as licitações para as obras apresentaram indícios de direcionamento em benefício do empresário Eduardo José Costa Barros, conhecido como Eduardo DP. Em troca, o empresário teria feito repasses de propina ao então parlamentar por meio de intermediários.

Apesar das denúncias, Juscelino havia sido mantido no cargo pelo presidente Lula, que defendeu a permanência do ministro até que houvesse uma manifestação formal da PGR. Com a apresentação da denúncia, a permanência tornou-se insustentável, culminando em sua saída.

Você leu sobre Juscelino Filho. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!