O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira (21) que mais aumentos nas taxas de juros provavelmente ocorrerão até que sejam feitos progressos adicionais na redução da inflação.
Falando uma semana depois de o comitê de política monetária do Fed (Fomc) manter os juros no patamar entre 5% e 5,25%, após 10 altas sequenciais de juros, o líder do banco central indicou que o movimento provavelmente foi apenas uma breve pausa.
“Quase todos os participantes do Fomc consideram apropriado aumentar as taxas de juros um pouco mais até o final do ano”, disse Powell. O discurso fez parte de sua aparição semestral no Capitólio para atualizar os legisladores sobre a política monetária. Na quinta (22), ele fala ao Senado.
Após a reunião de dois dias do Fomc na semana passada, as autoridades indicaram que veem pelo menos mais dois aumentos, possivelmente de 0,25 ponto porcentual, até o final de 2023.
FUJA DO RISCO BRASIL: INVISTA NO EXTERIOR
Observando que a inflação recuou, mas “permanece bem acima” da meta de 2% do Fed, Powell disse que o banco central ainda tem mais trabalho a fazer.
“A inflação moderou um pouco desde meados do ano passado. No entanto, as pressões inflacionárias continuam altas, e o processo de reduzir a inflação para 2% ainda tem um longo caminho pela frente”, disse.
As autoridades do Fed geralmente preferem olhar para o “núcleo” da inflação, que exclui os preços de alimentos e energia. A inflação americana medida pelo CPI (Índice de Preços ao Consumidor) atingiu uma taxa de 4,7% na comparação anualizada até abril. O núcleo do índice de preços ao consumidor de maio ficou em 5,3%.
Movimentos de política monetária, como aumentos de juros, tendem a surtir efeito com certa defasagem e, por isso, as autoridades decidiram “pular” o aumento na reunião deste mês, para observar o impacto do aperto monetário na economia.
Powell disse que o mercado de trabalho ainda está pressionado, embora haja sinais de que as condições estão se afrouxando, como um aumento na participação da força de trabalho na faixa etária de 25 a 54 anos e alguma moderação nos salários. No entanto, ele observou que o número de empregos abertos ainda excede em muito a mão de obra disponível.
“Levará tempo, no entanto, para que todos os efeitos da restrição monetária sejam percebidos, especialmente sobre a inflação.”
As expectativas de inflação, consideradas uma variável chave para a direção dos preços ao longo do tempo, estão “bem ancoradas”, disse Powell. A pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan , por exemplo, mostrou que a perspectiva de inflação daqui a um ano caiu para 3,3%, a menor desde março de 2021.
INVISTA LÁ FORA: DESCUBRA O CAMINHO MAIS FÁCIL, RÁPIDO E SEGURO PARA DOLARIZAR SUA CARTEIRA