Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Powell diz na Câmara que espera mais aumentos de juros

Powell diz na Câmara que espera mais aumentos de juros

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira (21) que mais aumentos nas taxas de juros provavelmente ocorrerão até que sejam feitos progressos adicionais na redução da inflação.

Falando uma semana depois de o comitê de política monetária do Fed (Fomc) manter os juros no patamar entre 5% e 5,25%, após 10 altas sequenciais de juros, o líder do banco central indicou que o movimento provavelmente foi apenas uma breve pausa.

“Quase todos os participantes do Fomc consideram apropriado aumentar as taxas de juros um pouco mais até o final do ano”, disse Powell. O discurso fez parte de sua aparição semestral no Capitólio para atualizar os legisladores sobre a política monetária. Na quinta (22), ele fala ao Senado.

Após a reunião de dois dias do Fomc na semana passada, as autoridades indicaram que veem pelo menos mais dois aumentos, possivelmente de 0,25 ponto porcentual, até o final de 2023.

FUJA DO RISCO BRASIL: INVISTA NO EXTERIOR

Publicidade
Publicidade

Observando que a inflação recuou, mas “permanece bem acima” da meta de 2% do Fed, Powell disse que o banco central ainda tem mais trabalho a fazer.

“A inflação moderou um pouco desde meados do ano passado. No entanto, as pressões inflacionárias continuam altas, e o processo de reduzir a inflação para 2% ainda tem um longo caminho pela frente”, disse.

As autoridades do Fed geralmente preferem olhar para o “núcleo” da inflação, que exclui os preços de alimentos e energia. A inflação americana medida pelo CPI (Índice de Preços ao Consumidor) atingiu uma taxa de 4,7% na comparação anualizada até abril. O núcleo do índice de preços ao consumidor de maio ficou em 5,3%.

Movimentos de política monetária, como aumentos de juros, tendem a surtir efeito com certa defasagem e, por isso, as autoridades decidiram “pular” o aumento na reunião deste mês, para observar o impacto do aperto monetário na economia.

Powell disse que o mercado de trabalho ainda está pressionado, embora haja sinais de que as condições estão se afrouxando, como um aumento na participação da força de trabalho na faixa etária de 25 a 54 anos e alguma moderação nos salários. No entanto, ele observou que o número de empregos abertos ainda excede em muito a mão de obra disponível.

“Levará tempo, no entanto, para que todos os efeitos da restrição monetária sejam percebidos, especialmente sobre a inflação.”

As expectativas de inflação, consideradas uma variável chave para a direção dos preços ao longo do tempo, estão “bem ancoradas”, disse Powell. A pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan , por exemplo, mostrou que a perspectiva de inflação daqui a um ano caiu para 3,3%, a menor desde março de 2021.

INVISTA LÁ FORA: DESCUBRA O CAMINHO MAIS FÁCIL, RÁPIDO E SEGURO PARA DOLARIZAR SUA CARTEIRA