O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou nesta segunda-feira (4) que a inflação nos Estados Unidos está em queda, destacando que o banco central caminha para levar a taxa de juros a um nível considerado neutro. Segundo ele, essa trajetória permite ao Fed adotar uma postura mais cautelosa em suas próximas decisões.
Durante um evento promovido pelo jornal norte-americano New York Times, o presidente da autoridade monetária norte-americano reiterou que a economia norte-americana está mais forte do que o previsto em setembro, apesar de a inflação também ter superado as expectativas. Ele ressaltou que a reunião do Fed neste mês será crucial, com os mercados aguardando a possibilidade de um novo corte na taxa básica de juros.
Powell também abordou a preocupante trajetória da dívida pública dos Estados Unidos, classificando-a como “ruim e insustentável”. Ele enfatizou a necessidade de enfrentar a questão fiscal, mas deixou claro que as decisões do Fed se concentram no combate à inflação e na promoção do pleno emprego, sem abranger diretamente as políticas fiscais.
Leia também:
Powell e as propostas de Trump
Sobre as propostas de novas tarifas comerciais apresentadas pelo presidente eleito Donald Trump, Powell indicou que o Fed está analisando e modelando os possíveis efeitos, mas destacou que a política monetária não será baseada apenas em especulações.
“Ainda não sabemos o tamanho das tarifas, e não podemos começar a tomar decisões monetárias com base em propostas”, pontuou.
Por fim, ao ser questionado sobre potenciais desafios à sua liderança no banco central, Powell afirmou não temer que o novo governo interfira no seu papel. Ele também desconsiderou a possibilidade de um “chair sombra” dentro do Fed, reforçando que essa ideia não está em pauta.
Você leu sobre Jerome Powell. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!