O Livro Bege, divulgado nesta quarta-feira (4) pelo Federal Reserve (Fed), revelou que empresas de vários distritos dos Estados Unidos mostraram preocupação com as tarifas pagas. Isso porque podem ser um risco considerado significativo para a inflação do país.
“Os entrevistados indicaram que esperam que o ritmo atual de crescimento dos preços deve persistir, mas as empresas em vários distritos indicaram que as tarifas representam um risco significativo de alta para a inflação”, diz parte do relatório.
Além disso, o Livro Bege mostrou também que os preços subiram apenas em um ritmo modesto nos distritos do Fed e empresas relataram maior dificuldade em repassar os custos aos clientes. Isso porque os preços dos insumos estavam subindo mais rápido do que os preços de venda para a maioria das companhias, resultando em margens de lucro em declínio.
Livro Bege: nível de emprego tem leve aumento
O relatório do Fed mostrou ainda que os níveis de emprego ficaram estáveis ou aumentaram apenas ligeiramente em todos os distritos e a atividade de contratação foi moderada, pois a rotatividade de trabalhadores permaneceu baixa e poucas empresas relataram aumento de pessoal.
O nível de demissões também foi relatado como baixo. Houve indicação de que o emprego permanecesse estável ou aumentasse ligeiramente no próximo ano, mas muitos entrevistados pela autoridade monetária estavam cautelosos em seu otimismo sobre qualquer retomada na atividade de contratação. O crescimento salarial diminuiu para um ritmo modesto na maioria dos distritos, assim como as expectativas de crescimento salarial nos próximos meses.
“O crescimento do emprego e o crescimento salarial para cargos de nível básico e profissões qualificadas foram uma exceção, aumentando robustamente e com expectativa de crescimento ainda maior no próximo ano”, diz outro trecho.
Ata do Fed mostra possível ajuste
A ata da última reunião do Fed revelou que os membros do Fomc avaliarão com cuidado os dados recebidos para definir os próximos passos da política monetária. Além disso, o comitê mostrou que estaria preparado para ajustar a postura quanto aos juros, conforme apropriado se surgirem riscos que possam impedir a obtenção das metas de inflação.
“Ao avaliar a postura apropriada da política monetária, o Comitê continuará monitorando as implicações das informações recebidas para a perspectiva econômica”, disse trecho da ata. “Ao considerar ajustes adicionais à faixa-alvo para a taxa de fundos federais, o Comitê avaliará cuidadosamente os dados recebidos, a perspectiva em evolução e o equilíbrio de riscos”, completa.
Você leu sobre Livro Bege. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!