Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
IPCA acelera em julho, acima da expectativa do mercado

IPCA acelera em julho, acima da expectativa do mercado

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), inflação oficial do país, subiu 0,38% em julho, ante alta de 0,21% em junho. A expectativa do mercado era por leitura de 0,35%.

Na comparação ano a ano, a inflação teve alta de 4,50%, ante 4,23% de junho, e expectativa de alta de 4,47%. Vale lembrar, a meta da inflação no Brasil para este ano é de 3%.

IPCA de julho: gasolina e passagens aéreas puxam índice para cima

A elevação do índice, publicado nesta sexta-feira (9) pelo IBGE, foi puxada pelos preços da gasolina, que subiu 3,15%, e também pelas passagens aéreas, que subiram 19,39%. Outra contribuição para a alta do IPCA veio das tarifas de energia elétrica residencial (1,93%).

André Almeida, gerente da pesquisa, observa que “em julho temos férias escolares, o que concorreu para o aumento das passagens aéreas. Além disso, neste mês passou a vigorar a bandeira tarifária amarela para a energia elétrica residencial, que acrescenta R$1,885 a cada 100kwh, ocasionando elevação de preços”.

No ano, o IPCA acumula alta de 2,87% e, nos últimos 12 meses, de 4,50%, acima dos 4,23% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.

gráfico IPCA de julho
Fonte: IBGE

Alimentação está em queda

Em julho, houve alta de preços em sete dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IPCA. A maior variação (1,82%) e também o maior impacto (0,37 p.p) sobre o IPCA de julho veio do grupo dos Transportes, com Habitação a seguir (0,77% e 0,12 p.p.).

Por outro lado, os preços do grupo Alimentação e Bebidas recuaram 1,00% e foram responsáveis pelo impacto negativo mais intenso sobre o IPCA de julho (-0,22 p.p.). Dentro desse grupo, a alimentação no domicílio caiu 1,51% em julho.

O aumento da oferta de diversos produtos agrícolas contribuiu para a redução dos preços”. As principais quedas foram do tomate (-31,24%), da cenoura (-27,43%), cebola (-8,97%), batata inglesa (-7,48%) e das frutas (-2,84%).

Salvador e Aracaju tem menor variação no IPCA de julho

Entre as 16 localidades onde o IBGE coleta preços para o cálculo do IPCA, as maiores altas de preços foram em São Luís e Rio Branco (0,53%, ambas), sob influência das altas da gasolina (5,78% e 2,43%, respectivamente). Por outro lado, os recuos na Alimentação no Domicílio, principalmente no tomate, fizeram com que as regiões metropolitanas de Salvador e Aracaju tivessem as menores variações (0,18%, ambas).

INPC fica praticamente estável

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que leva em conta a cesta de produtos apenas das famílias com rendimentos de 1 a 5 salários mínimos, foi a 0,26% em julho, ficando 0,01 p.p. acima do resultado de junho (0,25%). No ano, o INPC acumula alta de 2,95% e, nos últimos 12 meses, de 4,06%.

Os produtos alimentícios caíram 0,95% em julho, depois de subirem 0,44% em junho. Já os produtos não alimentícios aceleraram de 0,19% em junho para 0,65% em julho.

O que é o IPCA?

O IPCA, indicador oficial de inflação do país, abrange na pesquisa as famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos, enquanto o INPC, as famílias com rendimentos de 1 a 5 salários mínimos.

Participam da pesquisa residentes nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.

O próximo resultado do IPCA, referente a agosto, será divulgado em 10 de setembro.

Tá, e aí?<br>Stephan Kautz

Para Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset, o resultado do IPCA aponta uma deterioração dos números, em relação ao IPCA-15, prévia da inflação oficial.

“A reaceleração não é nada muito preocupante, mas veio com uma composição pior qualitativamente”, aponta.

Ouça o áudio na íntegra:

Você leu sobre o IPCA de julho. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!