Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Inflação na cidade de SP fica em 0,28% em junho, abaixo das estimativas

Inflação na cidade de SP fica em 0,28% em junho, abaixo das estimativas

A inflação na cidade de São Paulo ficou em 0,28% em junho, abaixo das estimativas, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgado nesta manhã de segunda-feira (4). A mediana das estimativas marcava 0,34%.

De acordo com o levantamento, o índice desacelerou em reação ao ganho de 0,42% verificado em maio. Veja os segmentos:

  • Habitação: -0,57% (de-1,18%)
  • Alimentação: 0,93% (de 1,15%)
  • Transportes: -0,25% (de 0,87%)
  • Despesas Pessoais: 1,02% (de 2,18%)
  • Saúde: 0,47% (de -0,01%)
  • Vestuário: 1,39% (de 1,29%)
  • Educação: 0,21% (de 0,09%)
inflação, Morgan Stanley

Inflação e projeção do PIB

O Banco Central divulgou na última semana o Relatório Trimestral de Inflação (RTI).

Conforme a instituição, a inflação acumulada em quatro trimestres atinge pico de 12% no segundo trimestre de 2022, caindo para 8,8% no final do ano, acima do limite superior do intervalo de tolerância (5%) da meta para a inflação (3,50%).

Já para 2023, a inflação projetada cai para 4%. E, em 2024, para 2,7%. Lembrando que as metas para esses anos são 3,25% e 3%, respectivamente. Além disso, houve revisão do PIB de 2022, de 1% para 1,7%.

Publicidade
Publicidade

O documento destaca que o ambiente externo seguiu se deteriorando, e as fortes e persistentes pressões inflacionárias, decorrentes da recuperação global após a pandemia, foram exacerbadas pelo avanço nos preços de commodities este ano e, mais recentemente, pela onda da Covid-19 na China, prolongando ainda mais o processo de normalização do suprimento de insumos industriais.