Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Haddad tem a preferência de Lula para ser ministro da Fazenda, diz jornal

Haddad tem a preferência de Lula para ser ministro da Fazenda, diz jornal

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT-SP), tem a preferência do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) para assumir como Ministro da Fazenda.

A informação permeia o caderno de economia de alguns dos principais jornais do país, a exemplo da Folha de S.Paulo que conversou com banqueiros sob a condição de anonimato.

Conforme o jornalão, e suas fontes, “Lula demonstrou sua preferência por Fernando Haddad no comando da Fazenda sem, contudo, confirmá-lo”.

Também traz que “o presidente eleito disse que ainda avalia nomes para a Esplanada e que Haddad ainda é uma peça-chave possível de ser deslocada para outras pastas.”

O periódico elenca, ainda, que “a percepção do banqueiro, no entanto, foi a de que Lula estava apenas tentando despistar e que Haddad é dado como certo.”

Publicidade
Publicidade
Imagem mostra Fernando Haddad em discurso.

Haddad e Pérsio Arida

Ainda de acordo com a Folha, “no Planejamento Lula disse querer Persio Arida, mas também tem enorme simpatia por André Lara Resende”.

E disse mais: “a ideia, ainda segundo o banqueiro, seria destinar a pasta para um liberal, um nome que agrade ao mercado”.

Vale lembrar que Lula somente aguarda a diplomação pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para fazer o anúncio de seus principais ministérios, especialmente a Fazenda e o Planejamento, e o rito de diplomação foi antecipado em uma semana e está marcado para 12 de dezembro.

Perfil de Haddad

Conforme noticiado pelo EuQueroInvestir em 15 de agosto de 2022, Haddad tem 59 anos e também foi ministro da Educação (2005-2012). Antes de assumir posição na prefeitura, desempenhou funções na esfera pública, como chefe de gabinete e assessor especial.

Filho de um imigrante libanês com uma brasileira descendente de libaneses, Haddad foi criado no Planalto Paulista, bairro da região centro-sul distante apenas seis quilômetros do centro da capital.

Durante a juventude, praticou muitos esportes, inclusive é faixa preta em tae kwon do e lutou kung fu na adolescência. Também jogou handebol pelo Esporte Clube Sírio e chegou a ser vice artilheiro do campeonato paulista entre 1977 e 1978.

Enquanto crescia, dividia os estudos com o trabalho na mercearia da família onde comercializava tecidos oriundos da colônia antioquina, na Rua 25 de Março. O contato com a clientela o ajudou a ganhar traquejo no trato com agentes políticos anos depois.

Em 1981, ingressou na faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e em 1988, aos 25 anos, se casou com a dentista paulistana Ana Estela Haddad.

Embora seja conhecido por sua atuação política, bem como por ser docente na própria USP, uma das mais renomadas instituições educacionais do mundo, ele também tem um pezinho no mercado financeiro.

Acontece que em 1988 trabalhou como analista de investimento do Unibanco e, em meados de 1998, atuou como consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Além de advogado e professor, ele é mestre em economia e doutor em filosofia.

  • Quer saber mais sobre Haddad e aprender a investir em ativos de proteção? Clique aqui!