O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, foram escolhidos como os melhores do ano em suas funções na América Latina de acordo com pesquisa realizada pela revista LatinFinance. Haddad e Campos Neto foram premiados como resultado de levantamento junto a agentes financeiros e analistas de mercado da região
A LatinFinance é uma publicação especializada nos mercados financeiros e economias da América Latina e do Caribe. Segundo a revista, Haddad mostrou “habilidade em fazer as reformas com um estilo pragmático e moderado num ambiente ainda polarizado no Brasil” durante sua atuação no primeiro ano do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O resultado desse estilo, de acordo com a revista, levou a economia a um crescimento acima do esperado. O PIB do país cresceu 3,2% no segundo trimestre, na comparação com o mesmo período de 2022. “Como membro proeminente do governo de esquerda, sua primeira missão foi convencer os investidores de que seguirá uma agenda política fiscalmente responsável”, disse a revista.
No caso de Campos Neto, que levou o prêmio pelo segundo ano consecutivo, o mérito foi manter a inflação sob controle depois de se antecipar aos países desenvolvidos no aperto monetário como receita para conter a alta de preços.
“Campos tem estado à frente da curva no combate à inflação”, destacou a revista, apontando que ele foi “de longe” o melhor presidente de qualquer banco central na região da América Latina e Caribe.
Você leu que Haddad e Campos Neto foram premiados pela revista LatinFinance. Para saber mais sobre as novidades do mercado e seu impacto sobre os investimentos, faça seu cadastro gratuito na EQI Research e tenha acesso a relatórios exclusivos e recomendações feitas por analistas especializados.