O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, na quarta-feira (19), que o Brasil inicia um longo ciclo de crescimento, seguindo descolado do que se observa nos demais países.
Durante a o Fórum Brasil Export 2022, em Brasília, Guedes afirmou que país manterá bom ritmo de desenvolvimento econômico ao longo dos próximos anos, pois já tem R$ 908 bilhões contratados em investimentos privados via processos de concessões e privatizações.
Segundo ele, há um reconhecimento do desempenho macroeconômico do Brasil, que está crescendo mais do que as economias avançadas. Ele disse que o país pode crescer de 3,5% a 4% ao ano, por uma década inteira.
O ministro avaliou também a importância das reformas econômicas e falou de sua confiança na recuperação da dinâmica de crescimento interno baseado na transição para uma economia de mercado e de consumo de massa, com redução de impostos e apoio do investimento privado. Ele lembrou que países que seguiram modelos econômicos intervencionistas até tiveram alguns anos de crescimento, mas que se encerrou quando acabou a capacidade de investimentos públicos.
- Aprenda como investir com os melhores: participe da Money Week, de 7 a 11 de novembro.
País como potência mundial
De acordo com Guedes, o Brasil é uma potência alimentar, com agricultura forte e produtiva, e tem papel chave na proteção ambiental do mundo.
O ministro da Economia ainda defendeu a extração das reservas do pré-sal e considerou que o petróleo tende a perder sua importância nas próximas décadas e que, por isso, é preciso extrair o óleo existente no território brasileiro rapidamente, para gerar investimentos em infraestrutura, saúde e educação.
- Comece a investir agora mesmo! Clique aqui e abra sua conta.