Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Economia
Pilotos e comissários iniciam greve nesta segunda, mas ações do setor aéreo valorizam

Pilotos e comissários iniciam greve nesta segunda, mas ações do setor aéreo valorizam

Nesta segunda-feira (19), começou a greve de pilotos e comissários de bordo após a assembleia do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). A categoria promoveu a paralisação das 6h até 8h. Essas paralisações por duas horas devem ocorrer diariamente e por prazo indeterminado em nove aeroportos. Os aeroportos são os seguintes: Congonhas (São Paulo),  Guarulhos,  Galeão […]

Nesta segunda-feira (19), começou a greve de pilotos e comissários de bordo após a assembleia do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). A categoria promoveu a paralisação das 6h até 8h. Essas paralisações por duas horas devem ocorrer diariamente e por prazo indeterminado em nove aeroportos.

Os aeroportos são os seguintes:

  • Congonhas (São Paulo), 
  • Guarulhos, 
  • Galeão (Rio de Janeiro), 
  • Santos Dumont (Rio de Janeiro), 
  • Viracopos (Campinas), 
  • Porto Alegre, 
  • Brasília, 
  • Confins (Belo Horizonte), 
  • Fortaleza.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que a paralisação só poderá atingir apenas 10% dos funcionários das empresas aéreas.

A greve de pilotos e comissários desta segunda provocou pelo menos 60 atrasos e mais de 10 cancelamentos de voos pelo país. De acordo com o SNA, a recomendação é que após o período de paralisação, os voos tenham partida nos horários normais.

Greve de pilotos e comissários: negociações

No último domingo (18), a categoria rejeitou a proposta feita por empresas aéreas. O SNA cita que 6,4% dos 5.767 participantes da reunião não aceitaram o acordo.

Publicidade
Publicidade

As companhias aéreas propuseram um reajuste salarial pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), além de um adicional de 0,5% para repor perdas inflacionárias e a inclusão de uma cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho que permita a compra de folgas dos tripulantes.

Apesar disso, o sindicato pede um aumento baseado no INPC mais um adicional de 5% para compensar as perdas de 10% nos dois anos de pandemia. Os pilotos e comissários também exigem que as empresas respeitem as escalas de folga dos tripulantes e não programem as jornadas de trabalho de mais de 3 horas em solo entre duas etapas de voo. 

O SNA aponta que as reivindicações são baseadas no alto valor das passagens aéreas e na melhora da situação financeira das empresas. 

Setor aéreo após a greve

O Ibovespa opera em alta, nesta segunda, após a decisão do ministro Gilmar Mendes do STF (Supremo Tribunal Federal) de liberar o pagamento de R$ 600 do Bolsa Família fora do teto de gastos. As empresas do setor aéreo operam com forte alta acompanhando o otimismo da bolsa. 

O setor aéreo da B3 (B3SA3) é formado pelas duas companhias aéreas Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4), além da gigante de turismo CVC (CVCB3). 

Azul (AZUL4)

Gol (GOLL4)

CVC (CVCB3)

  • Quer saber como a greve de pilotos e comissários afeta os seus investimentos? Preencha este formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato.