Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Governo autoriza crédito consignado para trabalhadores do setor privado

Governo autoriza crédito consignado para trabalhadores do setor privado

O governo federal publicará, na próxima quarta-feira (12), uma Medida Provisória (MP) que permitirá a oferta de crédito consignado para trabalhadores do setor privado com carteira assinada. 

A iniciativa, revelada pelo jornalista Lauro Jardim, do O Globo, faz parte de um conjunto de ações do Palácio do Planalto para impulsionar a popularidade do presidente Luís Inácio Lula da Silva. A medida pode beneficiar até 42 milhões de trabalhadores formais.

Além da nova linha de crédito, o governo também antecipou, em uma semana, os pagamentos a aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS. Cerca de 15 milhões de pessoas começaram a receber os valores desde ontem, em vez da próxima semana, como estava previsto inicialmente. Outra ação foi a liberação do saque do saldo retido no FGTS para trabalhadores demitidos entre 2020 e fevereiro deste ano que aderiram ao saque-aniversário.

A estratégia do governo, baseada na ampliação do crédito e no estímulo ao consumo, contrasta com a postura do Banco Central, que busca conter a economia elevando os juros. No caso do crédito consignado para trabalhadores formais, a medida pode reduzir o custo do endividamento, já que essa modalidade tem taxas menores do que as praticadas em outras linhas de financiamento. 

Segundo estimativas do Ministério da Fazenda, os juros podem ser até 50% menores que os de operações convencionais, como o Crédito Direto ao Consumidor (CDC), cujas taxas giram em torno de 7% ao mês.

Nos primeiros quatro meses de vigência da MP, apenas trabalhadores que já possuem financiamento via CDC poderão acessar o consignado, o que deve permitir a substituição de dívidas mais caras por um crédito com prazos mais longos e menor custo. 

Atualmente, o volume de crédito tomado por trabalhadores formais via CDC soma R$ 90 bilhões, segundo dados dos próprios bancos. 

O governo aposta que a concorrência entre instituições financeiras pode tornar as condições do novo consignado ainda mais vantajosas para os trabalhadores.

Leia também:

Você leu sobre crédito consignado. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!