Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Gabriel Galípolo tem indicação aprovada e assume BC em janeiro

Gabriel Galípolo tem indicação aprovada e assume BC em janeiro

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (8) a indicação de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central (BC). Com isso, o indicado do governo fica liberado para suceder a Roberto Campos Neto no comando da autoridade monetária a partir de janeiro do ano que vem. Mais cedo, a indicação passou pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Os senadores aprovaram a ida de Galípolo para o BC com 66 votos favoráveis e somente cinco contrários. Na CAE, foram 26 votos favoráveis e nenhum contrário, à indicação feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Agora, Galípolo assumirá a presidência do Banco Central em 1º de janeiro de 2025, com mandato previsto até o final de 2028.

Gabriel Galípolo: economia mostra crescimento

Durante sua sabatina, Galípolo apontou que a economia vem mostrando uma força maior do que a maior parte dos economistas esperava na virada do ano passado para este.

“Isso não é uma notícia ruim, que a economia vem crescendo. A questão é como a gente consegue ter esse crescimento de maneira sustentável e que o crescimento da demanda venha acompanhado do crescimento da oferta, para que isso não se reverta em inflação e, eventualmente, em uma corrosão do poder aquisitivo das pessoas”, disse ele.

Publicidade
Publicidade

Sobre possíveis pressões que possa sofrer do governo – que vem mantendo um discurso a favor da redução da taxa de juros -, Galípolo disse que irá atuar com liberdade e de acordo com suas convicções e citou como foi o período de um ano e meio até aqui como diretor da autoridade monetária.

“A verdade é que nunca sofri pressão, seria leviano de minha parte dizer que isso aconteceu. Na hipótese de isso ocorrer, obviamente teria coragem de fazer. Todas as recomendações que recebi, do próprio presidente Lula e também aqui no Senado, foi para agir de acordo com minha consciência, caso contrário começaria a empilhar equívocos”, completou ele.

As bets

Perguntado sobre as plataformas online de apostas, as bets, o indicado à presidência do BC disse que o órgão tem acompanhado o tema para entender o envolvimento dos gastos das famílias e qual o impacto no consumo.

Você leu sobre Gabriel Galípolo. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!