Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Furacão Milton se aproxima da Flórida e população corre para se proteger

Furacão Milton se aproxima da Flórida e população corre para se proteger

Vários tornados e chuvas intensas atingiram o centro-sul do estado norte-americano da Flórida na tarde desta quarta-feira (9), enquanto os moradores correm para fazer os preparativos finais antes da chegada do furacão Milton. A previsão é que atinja a região por volta da meia-noite de hoje, pelo horário de Brasília. Esse promete ser um dos mais intensos furacões a atingir a região nos últimos 100 anos.

A tempestade, que atualmente é de categoria 4, continua “crescendo em tamanho” à medida que se aproxima da costa oeste do estado, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).

Na segunda-feira (7), o NHC informou que Milton havia se intensificado para categoria 5 – o pior nível, em uma escala que começa em 1 -, mas na manhã de quarta-feira ele inicialmente teria perdido força, com ventos sustentados de até 155 mph (cerca de 250 km/h). Mesmo assim, o furacão permanece perigoso e deverá continuar com força significativa enquanto cruza a península da Flórida.

Furacão Milton: alto perigo de vida

Um alerta de tempestade foi emitido para a costa centro-sul oeste da Flórida, abrangendo cidades costeiras como Tampa. As autoridades alertaram para “um perigo de inundação com risco de vida” nas próximas 36 horas, devido à elevação do nível da água, que poderá afetar áreas costeiras.

À tarde, o furacão Milton estava a cerca de 240 quilômetros ao sudoeste da área metropolitana de Tampa, movendo-se para o nordeste a uma velocidade de 9 km/h, com ventos sustentados de aproximadamente 210 km/h.

Publicidade
Publicidade

Leia também:

A rápida intensificação de Milton ocorreu enquanto ele cruzava as águas quentes do Golfo do México, que têm contribuído para o fortalecimento de tempestades como essa. O oceanógrafo Gregory Foltz, da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA, destacou que as altas temperaturas da superfície do golfo forneceram a energia necessária para a ampliação da tempestade. O ano de 2024, que caminha para ser o mais quente já registrado, intensificou esse processo.

Governador da Flórida faz apelo

Diante do avanço da tempestade, milhões de pessoas em 15 condados da Flórida estão sob ordens de evacuação obrigatórias. A Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) alertou que a situação é grave: “Sua vida corre sério risco se você não agir imediatamente — cada segundo conta”, declarou a agência em comunicado.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, reforçou o pedido para que moradores das áreas costeiras evacuem para o interior. Ele informou que 149 abrigos estão disponíveis em todo o estado, com capacidade para quase 200 mil pessoas, mas até a manhã de quarta-feira, apenas 31 mil haviam buscado abrigo. “Esperamos que mais pessoas se dirijam aos abrigos ao longo do dia e da noite”, disse o governador.

Você leu sobre furacão Milton. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!