Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
FedNow: Conheça o Pix americano

FedNow: Conheça o Pix americano

Os EUA, um dos países mãos modernos e tecnológicos do mundo, buscar estar na vanguarda também no segmento financeiro. Por isso, o Tio Sam pretende colocar na praça em julho o FedNow, espécie de PIX.

Trata-se de um sistema de transferências e pagamentos eletrônicos, e a autoridade monetária pede que as instituições financeiras adiram à tecnologia, para que ela chega ao maior número de cidadãos possível.

De acordo com o Federal Reserve (Fed, banco central americano), a ferramenta foi anunciada em 2019, e entrou em fase de testes em setembro do ano passado. Agora, passa por ajustes finais, antes de ser disponibilizado ao público.

O BC americano destaca, ainda, que o lançamento do FedNow é “apenas o começo”. A autoridade monetária informou que a ferramenta terá “um conjunto robusto de funcionalidades básicas de compensação e liquidação e recursos de valor agregado” já no lançamento.

Entretanto, elencou, “mais recursos e aprimoramentos serão adicionados em versões futuras para continuar a oferecer suporte à segurança, resiliência e inovação no setor à medida que a rede FedNow se expande”.

Publicidade
Publicidade
Imagem mostra uma pessoa manuseando um equipamento de pagamento eletrônico.

O FedNow e o PIX

Embora não se possa dizer que os EUA se inspiraram no PIX, é fato de que a autoridade monetária do país estudou o modelo brasileiro nos dois últimos anos.

Ocorreram, inclusive, conversas entre os técnicos de ambos os bancos centrais para troca de experiência e usabilidade do sistema.

Na ocasião, dois países da América Latina também estudavam a tecnologia para implementá-la em seus países, mas, neste caso, sendo o próprio PIX, adaptado para a necessidade e a cultura local. Ou seja, o sistema se tornou uma commodity nacional.

Os EUA, por sua vez, preferiram desenvolver um sistema do zero, mas isso não diminuiu a importância do PIX.

Para se ter ideia da força do sistema brasileiro, 60% da população brasileira adulta já usa ao menos um tipo de transferência eletrônica (107,2 milhões) e 54% adotaram o Pix (96,5 milhões).

Ele foi colocado no mercado em outubro de 2020 e desde o primeiro momento ganhou a adesão da população e rapidamente desbancou o DOC e o TED.

O PIX funciona 24h por dia, sete dias por semana, e o FedNow também irá.