Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Fed deve discutir redução mais rápida de estímulos na próxima reunião

Fed deve discutir redução mais rápida de estímulos na próxima reunião

O presidente do banco central americano (Fed), Jerome Powell, disse hoje (30) que a instituição discutirá a aceleração da redução de suas compras de títulos em sua próxima reunião de política monetária em audiência ao Comitê Bancário do Senado dos EUA.

Com base no cenário atual, o Fed avalia encerrar o processo de injetar liquidez na economia antes do planejado.

Jerome Powell acredita que a diminuição do ritmo das compras mensais de títulos pode ocorrer mais rapidamente do que os US$ 15 bilhões por mês anunciados no início deste mês.

Para ele, a economia está muito forte e as pressões inflacionárias estão mais altas, sendo apropriado considerar encerrar a redução de compras de ativos alguns meses antes.

Inflação e desemprego

Em relação à inflação, Powell diz que é preciso retirar o termo “transitório” em relação à inflação. Isso porque, segundo ele, as pressões nos preços já estão além do gatilho da covid-19 e que é preciso pensar mais amplamente.

Publicidade
Publicidade

Para o presidente do Fed a ômicron tem potencial para agravar a inflação e o desemprego.

Na abertura de seu dicurso ao Senado, Powell disse que “o recente aumento nos casos covid-19 e o surgimento da variante ômicron representam riscos negativos para o emprego e a atividade econômica e aumentam a incerteza para a inflação”.

Conforme Jerome Powell, a preocupação maior com a nova variante poderia reduzir a disposição das pessoas para trabalhar pessoalmente, o que desaceleraria o progresso no mercado de trabalho e intensificaria as interrupções na cadeia de suprimentos.